putosA resposta foi esmagadora, infinitamente maior do que eu esperava e, a seu tempo, será alvo de um post específico. Neste momento, com o valor final praticamente apurado (houve transferências de última hora, que só devem entrar amanhã), houve uma questão que se levantou: «com esse dinheiro, podíamos ajudar mais famílias». Podíamos, mas, como dizem os outros, não seria a mesma coisa.

A missão era clara: dar o melhor Natal de sempre à Beatriz e ao Tiago. Foi essa missão que nos uniu. Foi para ela que contribuímos. Foi ela que esteve na base de um movimento impressionante. E, bem vistas as coisas, se, depois de feitas as compras, sobrarem mil ou 1500 euros para serem colocados na conta da família, isso não será demais para quem, diariamente, se confronta com dificuldades várias. E se dúvidas restassem, olharíamos para o campo legal e constataríamos que não podemos utilizar a imagem de dois irmãos e, depois, dar uma utilização ao dinheiro divergente do movimento que assenta nessa mesma imagem.

Com a primeira parte da missão plenamente cumprida, vamos ao pormenores e, se possível, peço-vos que nos comentários sigam a ordem de raciocínio na altura de deixarem sugestões ou de responderem.

O que conseguimos?
Um computador (oferecido extra donativo, pelo viriato); a camisola do Capel + uma bola autografada por todo o plantel (sacados pelo pedja, vá lá saber-se como); uma surpreendente quantia em dinheiro; a quantia exacta para a camisola (diz-me lá se posso colocar aqui o nick), que será utilizada noutra peça de roupa leonina ou numa surpresa que estou a tentar viabilizar; em stand by está algum calçado, enviado directamente de uma fábrica de S. João da Madeira.
A ideia de trazê-los a Alvalade, para ver um jogo (ao que parece, o pai também é Sportinguista a sério), fica para depois do Natal, na tentativa que seja o Sporting a promovê-la e a levar a família ao centro do relvado.

O que fazemos com o dinheiro?
O que falámos desde o início: roupa, comida (para a despensa e para um bonito cabaz de Natal) e umas surpresas para os miúdos

O quê, para quem? (com base no que falei com o pai deles, José Carlos, e com o que a Alexandra Abreu, a jornalista que fez a reportagem – que, curiosamente, é do Sporting – me contou)

Beatriz: ela queria um computador e vai tê-lo. E precisa de um fato de treino, para as aulas de educação física.
Assim sendo, eu sugiro que acrescentemos o seguinte:
uma pen para ela aceder à Internet e fazer as pesquisas da escola em casa (vou ver se dá para comprar com internet paga durante um ano) + um leitor mp3 com uns phones catitas + um pijama e umas meias (é Natal ou não é?) + roupa (sweats e polares, por exemplo, que por ali faz frio) + um par de ténis e um par de calçado mais casual + um casaco quente + um cachecol do Sporting + um leão mealheiro com 50 euros para ela comprar algo que lhe apeteça

Tiago: ele queria uma camisola do Capel e vai tê-la. Queria uma bola e vai tê-la (mas espero que não a chute). E também precisa de um fato de treino.
A isto, acrescentaríamos:
uma psp (99 euros, já com um jogo) + um pack de jogos + uma bomba para encher as bolas vazias + um pijama e umas meias (é Natal ou não é?) + roupa (sweats e polares, por exemplo, que por ali faz frio) + um par de ténis e um par de calçado mais casual + um casaco quente (provavelmente do Sporting) + um cachecol do Sporting + um carro telecomandado + um leão mealheiro com 50 euros para ele comprar algo que lhe apeteça

Para os dois: um ou dois jogos tipo Pictionary

Para comer
o cabaz: bacalhau, azeite, presunto, alheira, queijo, compotas, chocolates, bolachas, bolo rei

para ficar: leite, cereais, iogurtes, manteiga, queijo (barra), atum, massa, arroz, feijão, grão, salsichas, fiambre e afins embalados, tostas…

Quando?
combinei ir lá acima no domingo. A viagem de ida e volta, entre portagens e gasóleo, ficará em cerca de 100 euros (calculei pelo viamichelin.pt). Este valor sairá do bolo que conseguimos amassar, mas se houver alguém que discorde faça o favor de dizer (sem stresses)

E mais?
Estou orgulhoso de todos nós!