«O Sporting Clube de Portugal vem comunicar que o Conselho Directivo e o Conselho Fiscal e Disciplinar deliberaram no sentido da continuidade dos trabalhos da Auditoria de Gestão e a consequente extensão dos prazos inicialmente estabelecidos com o intuito de não colocar em causa a qualidade das suas conclusões.

Devido à complexidade dos assuntos, à inequívoca e intransigente vontade do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal e Disciplinar em indagar, até ao mais ínfimo detalhe, todos os factos marcantes na história do nosso Clube e que de uma vez por todas dê aos sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal o conhecimento pormenorizado que permita, finalmente, o apuramento da verdade, foi tomada esta decisão.
Por isso, a quantidade de documentos a analisar é substancialmente superior à inicialmente prevista, havendo mesmo, documentação anterior a 1995 que teve necessidade de ser analisada. Acontece que vária documentação, devido aos anos decorridos, apresenta um mau estado de conservação, para que contribuiu também o deficiente armazenamento a que foi sujeito, o que vem dificultar a sua leitura.

Perante tudo isto, é convicção do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal e Disciplinar que é preferível atrasar os prazos, garantindo assim a qualidade da auditoria.
Queremos ainda assegurar que o acompanhamento do trabalho está a ser feito de perto pelo Conselho Directivo e pelo Conselho Fiscal e Disciplinar, os quais não irão permitir qualquer interferência externa que possa colocar em causa a qualidade do trabalho e o apuramento da verdade.

Recordamos que o trabalho se iniciou na data prevista, em 2 de Janeiro de 2014, estando a ser realizado com o máximo de empenho, sendo que os contratempos anteriormente referidos apenas se vão reflectir no tempo, mas nunca na qualidade do trabalho.
Todos os factos descritos não acarretam qualquer custo adicional ao Sporting Clube de Portugal, pois desde início todos tinham a consciência que o trabalho tem um fim, e esse é o do apuramento detalhado de todos os factos relevantes da gestão no Sporting Clube de Portugal, de 1995 a 2013.
Oportunamente o Conselho Directivo e o Conselho Fiscal e Disciplinar comunicarão aos sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal as datas atualizadas para a conclusão da primeira fase e consequentes atrasos nas fases seguintes do processo de Auditoria de Gestão.»

Entretanto, o Grupo Ideal 1906 deu destaque a um texto que surgiu no Fórum SCP, que alerta para ligações perigosas entre a Mazars, empresa auditora, e alguns dos auditados, nomeadamente com o BES. Entre outras questões escreve-se, por exemplo, que a dita empresa terá baixado o seu orçamento de cerca de 800 mil euros para perto de 200 mil, de forma a ficar com a auditoria. Um alerta importante, não para que fiquemos histéricos, mas para que fiquemos o mais atentos possível. Pode ser lido clicando aqui (e fazendo scroll mais ou menos até meio)