Um sentido abraço à família de Ilídio Manuel Nunes Esteves.

Fica o comunicado oficial do Sporting, face à morte de um adepto. E fica o testemunho de uma situação que tem, obrigatoriamente, que merecer um olhar atento por parte da direcção! Isto não pode repetir-se!

 

(in Cortina Verde)

Boa noite. Sporting x Belém, 18 minutos de jogo, tomba um adepto do Sporting, no piso 2 da bancada super bock , entrando em paragem cardíaca. Posso afirmar que só após uns 15/20 minutos chegou um responsável de segurança do estádio e de seguida os bombeiros para socorrer o adepto. Mais uma vez de salientar o bom trabalho dos bombeiros ,que na minha opinião, simplesmente não lhes são dadas as condições para intervir mais rápido mas também por haver incompetência na estrutura de segurança do estádio de Alvalade. Com tudo isto já só faltava chegarem os mesmos de sempre, sim a polícia.

Após 5/6 minutos da chegada dos bombeiros, chegam os de azul carregando em adeptos que ali se encontravam (no seu lugar) e até tinham pedido ajuda para o outro adepto que tinha tombado. Não me prolongo mais. Deixo 2 fotos da perna e do pescoço do pequeno António, após a atuação da polícia de segurança pública. O adepto levado pelos bombeiros não resistiu e acabou por falecer no hospital. Um resto de boa noite.

Por Daniel Figueiredo.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

“Uma vergonha o que se passou hoje no Estádio de Alvalade… e não, não estou a falar do jogo per si, porque, sinceramente, essa é a menor das minhas frustrações. Hoje, no topo sul, na zona da bancada B14, por volta dos 10 minutos de jogo houve um adepto do Sporting Clube de Portugal que se sentiu mal. As pessoas próximas prontamente procuraram socorre-lo, dentro dos seus conhecimentos, com massagens cardíacas. Procuraram, também, buscar socorro, mas qual é o espanto dos adeptos presentes quando, ao se procurar um Stuart (aqueles senhores que nos revistam às portas do estádio e que supostamente devem estar perto de TODAS as saídas ao pé das bancadas) para o mesmo comunicar a alguém da cruz vermelha ou do inem para se dirigir ao homem, nao havia NENHUM perto da nossa zona. O Stuart que estava perto do banco de suplentes (vejam bem a distancia) é que se apercebeu e avisou quem devia. Passados vá, sendo simpática, 10 minutos (!!!!) é que chegaram os socorristas.”

“Começo ja aqui por me questionar, mas será que num Estádio, os planos de socorro e contingência estão tão mal feitos que demora tanto tempo a socorrer alguém?? Infelizmente, não são só os jogadores que se aleijam num jogo de futebol e, quando há situações destas, onde estão as pessoas competentes?
Se já tinha orgulho em ser adepta do Sporting, hoje mais orgulho tenho, porque vi ali, naquele grupo de pessoas tal apoio e união para procurar salvar alguém que nunca tinha visto em lado nenhum. Infelizmente, não tenho o mesmo orgulho na organização do Estádio de Alvalade.”

“Quando as coisas estão a acalmar, com os socorristas ja a tentar ajudar o pobre do homem e os adeptos a darem espaço (inclusive 3! filas de lugares vazias para passarem com a maca), eís que entra a PSP, que nem salvadores da Pátria, de cacetete em punho e ai começa a confusão. Mal entram pela bancada empurram logo um jovem que estava meio afastado (o rapaz até era de cor, mas espero, sinceramente, que tal seja uma infeliz coincidência). E, as coisas entornam completamente quando um policia empurra uma criança por volta dos 10 anos, que estava junto aos pais e essa criança cai para a fila de baixo (sorte a dele que as pessoas o amparam).”

“Agora pergunto-me: o que os policias estavam ali a fazer: a servir as pessoas ou a bater nas pessoas? Pergunto-me onde estava a coragem dos policias quando, em plena Assembleia da Republica (casa da Democracia) viram, impávidos e serenos à invasão da escadaria? onde estão os policias quando alguém os chama para socorrer, por exemplo dum assalto? Que imagem é que aquela criança fica da policia, aqueles que supostamente nos devem proteger, após o sucedido.”

“Duma coisa eu tenho a certeza: tal como aqueles elementos da PSP hoje partiram do pressuposto de que todos os adeptos que ali estavam eram uns vândalos (as pessoas nao sao inocentes até prova em contrário?), principalmente aquela criança, eu vou partir do pressuposto que a policia é incompetente, pelo menos por o exemplo hoje dado.”

“Não sou de publicar grandes textos no facebook, mas há exceções. Estou estupefacta com a incompetência dos serviços contratados pelo Sporting, dos próprios serviços do Sporting, da lentidão dos socorristas e da ação dos elementos da PSP.
No meio disto tudo, ja li que o senhor faleceu, não sei se é verdade, mas se for o mal foi dele e da família dele, os meus pêsames
Agora deixo uma proposta aos professores (principalmente) que tenho como amigos no facebook: eu, tal como muitas outras pessoas ali, senti-me impotente ao ver uma pessoa sentir-se mal e não saber o que fazer. Proponham, nas escolas, haver workshops ou até mesmo aulas (porque não ocupar aquelas aulas de formação cívica e estudo acompanhado com tal) de primeiros socorros. O conhecimento nunca é demais, principalmente sobre a saúde.”

Saudações leoninas
Testemunho de Ana Carolina Fernandes