Já tantas e tantas vezes vimos equipas prometedoras chegarem à fase de confirmação e…de engasgo em engasgo perderem o fulgor e deixarem a insegurança “matar” o que podem fazer. Acredito que o faz de um bom treinador um grande treinador e uma boa equipa de uma grande equipa é a capacidade de não “engasgar” definitivamente. Ou seja a equipa engasga-se e o mister vai lá e dá uma porrada no meio da zona lombar que pode não resolver absolutamente nada mas tira o mindset do estado de pânico dos jogadores que já não sabem sequer a marca da bola com que jogam.

É isso que estou à espera que o Marco faça. Que pegue na equipa, e mande um murro num sítio qualquer, que faça um mega tilt no plantel e tire aquelas cabeças todas da aflição “ai meu deus..ai que não sou capaz de fazer uma finta ai…meu jesus que vou perder os prémios de jogo todos”. Uma nova táctica, uma nova disposição, mandar alguns “hesitantes” para o banco. Slimani e André Martins escolhia só porque sim…porque o murro não tem de ser baseado numa qualquer observação supercientífica…é apenas um murro nas costas, genérico, bruto, mas ainda assim dado com a convicção toda de quem sabe o que está a fazer, de quem já deu 300 murros daqueles e funcionou.

Tenho ouvido as teorias mais “geniais” e criativas sobre as razões do empatanço leonino. Nenhuma me convenceu. Primeiro porque sou arrogante e depois porque foram ditas por gente arrogante (também aqui o empate prevalece). Não tendo então a explicação óbvia que seria a equipa jogar mal, não criar oportunidades de golo ou defender mal…o que sobra não chega para uma teoria honesta. Não acredito nos “azares” e também acho que nem tudo no jogo da equipa é fluído (não poderia aliás com a falta de resultados) portanto, até prova em contrário, não mudaria nada de fundamental.

Os processos são valiosos e o trabalho feito também, mudar tudo só para ver se ao contrário também corre mal não de “grande mister” mas apenas de um “grande pussy” que anda três meses a dizer a 25 jogadores uma coisa e de uma semana para a outra reune toda a gente e diz “ok…então tudo o que vos disse esqueçam…vamos inventar aqui uma coisa nova”. Um balneário desconfia de planos milagrosos e adora um bom teimoso que manda toda a gente tomar banho mais cedo apenas porque o passe longo foi feito depois de 4 curtos e não 5 como ele tinha dito. É que os jogadores podem até duvidar deles, mas se deixarem de acreditar no treinador…é o fim. Não é………………………(colocar no espaço em branco todos os treinadores depois de Inácio e antes de Jardim)?

 

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca