Não será necessário eu ter de andar aqui na net à caça dos números porno que justificam a condição quasi-falida do nosso clube centenário. São números que mesmo sendo já de si macabros, mais se agigantam no contexto da crise europeia e da incapacidade dos politicos lhe arranjarem remédio.

O Sporting, por não ter um poço de petróleo como o do Porto, nem ter regras especiais como o clube-orelhas, está preso à banca pelo pescoço. E por isso teve de fazer um plano. Depois de uma época de recuperação que superou as melhores exectativas, concordo com Bruno de Carvalho quando sente que é obrigado a assumir a candidatura ao título, porque a história o obriga. Atenção: Ele não diz que joga com as mesmas armas nem que tem as mesmas possibilidades de ganhar que os adversários. Ele diz simplesmente que vai lutar pelo título e tem o objectivo de o conseguir. Porque é que ele não tem as mesmas armas? Porque tem metade do dinheiro de lampiões e morcões para contratações. Quais são as consequências prácticas disso? Podem-se escolher, mas alguma coisa se tem de sacrificar. Pode-se comprar jogadores experientes mas sem qualidade, pode-se contratar jogadores talentosos mas indisciplinados ou…jogadores que têm tudo para ser de topo mas que são novos de mais para ser certezas.

O preço de um jogador de futebol depende de muitos factores: Técnica, concentração, aptidão física, estatura, visão de jogo, etc. Quanto mais pagas, mais probabilidade tens de contar com um jogador com uma melhor combinação de características, o que vai garantir um alto rendimento, no imediato. Se não tens dinheiro, vais ter de sacrificar características correndo mais riscos do jogador não render. Acontece que há factores que são fundamentais no Sporting, porque é um clube que luta por títulos e tem uma tradição de formar jogadores de topo. Não se imagina um Sporting com jogadores de fraca qualidade. Então se qualidade, disciplina e dedicação são essenciais para uma equipa de sucesso, a única forma de proceder é ir buscar jogadores desvalorizados por outros factores como por exemplo…a idade! Porque a idade do jogador traz incerteza na afirmação, o que significa risco mais elevado, o que significa…menor preço.

Daqui advém que tendo o Sporting metade do dinheiro para jogadores mas querendo um plantel de qualidade para lutar com os rivais, tem obrigatoriamente de ter uma estratégia a médio-longo prazo. Ou seja, está a pagar menos porque os jogadores não rendem já. A consequência do seu menor orçamento é não estar já na máxima capacidade. Mas por outro lado oferece a possibilidade de construir (mais tarde) uma equipa competitiva, por uma fracção do dinheiro utilizado pelos rivais. Ou seja: não há sacrifício da qualidade. Para render, os jovens necessitam simplesmente de tempo. E a única forma que o Sporting tem de salvaguardar o seu investimento é investir em jovens com perfil dedicado e ambicioso, porque isso aumenta a probabilidade de sucesso.

O Slavchev não joga? O Gauld está na B? O Jonathan não calça? Pergunto eu: Mas quem disse que a direcção estava à espera que algum destes jogasse já? Quem disse que a direcção seria estúpida o suficiente para adoptar a mesma estratégia de rivais com o dobro para gastar? Não vêm que quando não se tem dinheiro se tem de sacrificar a qualidade ao contratar jogadores no pico da carreira? Não percebem que é esta a única forma de maximizar a probabilidade de retorno?

 

Texto escrito por Acosta 

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]