Estive a seguir (lamentavelmente não no estádio) a transmissão via TV do Sporting-Chelsea e o comentador britânico referiu-se 342 vezes ao nosso clube como Sporting e outras 167 vezes como Sporting Lisbon. Apesar dos esforços desta direcção, há hábitos que custam a mudar. A própria UEFA passou a designar oficialmente o clube como Sporting Clube Portugal ou abreviando Sporting de Portugal. Aparentemente a grande maioria do planeta futebol passou ao lado desta diferença. E passou mal. Um clube tem direito ao seu nome, ao seu símbolo, esses são dos seus maiores patrimónios.

Anos a fim, quem esteve à frente do clube fechou os olhos ao “Sporting Lisbon” achando que a questão era irrelevante. Mas não é. Na Europa existem vários Sporting ́s. Dos mais célebres temos o: Sporting (o nosso), o Sporting de Gijon (há décadas mais na 2a divisão espanhola do que na 1a) e o Sporting Charleroi (na Bélgica, mas conhecido apenas como Charleroi). Fazia assim tanta diferença passar a designar o clube português lá fora, como o é no seu país, ou seja, apenas “Sporting”? É que não existe razão absolutamente nenhuma para obrigatoriamente anexar o “de Portugal”.

Há quem ache que o assunto não merece atenção, que o nome e a imagem das coisas é apenas um dado paralelo e secundário à coisa em si. Absurdo. O maior diferenciador da Coca-Cola é a bebida, mas o nome e a marca é quase parte do líquido…tudo constrói um conjunto, que é a identidade, que é experiência, que é a essência. Se mesmo assim não ficarem convencidos da importância do assunto, que tal imaginarem o seguinte exercício:
– Vocês estão a viajar pela Europa e dão-se ao trabalho de, em vários países, fazer 3 questões simples a um qualquer gajo na rua – 1/ O que é o Sporting? 2/ De onde é o Sporting? 3/ Qual é o símbolo do Sporting?
Quantos serão capazes de identificar o Sporting como um clube futebol? Quantos serão capazes de dizer que somos “de Portugal” e não “de Lisboa”? Quantos serão capazes de eleger o Leão como resposta?

Eu juro que não sei a resposta, mas aposto que ia ficar muito triste com os resultados. Para quem quer projectar o clube para fora do espaço nacional, quem quer solidificar uma marca e um produto únicos em mercados mais desafogados que o nosso. Quem quer fazer o Sporting um clube internacional, tem de dar importância a este tema.

 

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca