Leonel Pontes deve ter sido o espectador do Shalke04 – Sporting mais insatisfeito no final da partida. Ele como qualquer adepto, e principalmente treinador, sabe que o calote deixado pelo “homem do gás” que equipou de árbitro em Gelsenkirchen vai ser-lhe descontado no Domingo. Não é que o Marítimo tenha culpa, mas será o saco de boxe mais à mão e esta equipa do Sporting deve estar em ponto de rebuçado para mandar uns sms dentro de campo direitinhos ao senhor Platini.

Não vou desta vez chafurdar no esterco chamado “patrocínio” da Gazprom ao Shalke ou à própria Liga dos Campeões e à coincidência de ter sido nomeado um árbitro russo para este jogo, até um javardolas como eu tem alguma réstia de dignidade. Não, houve mais no AufShalke para ver do que o “poder do dinheiro” e a prostituição da ocidentalidade europeia à massa bárbara das estepes. O que saltou à vista de todos (Carrillo e outros já devem ter hoje a sua ficha em cima da secretária do head scout do clube alemão) foi a forma como o Sporting conseguiu ter pedalada e confiança para mandar às urtigas a desvantagem numérica e passar do 1-3 para 3-3. Eu sei que muitos preferem a introspecção dos erros próprios e não digo que não os houve, o já clássico e viral dedo apontado aos centrais, de tão simplista, começa a ter tiques de masoquismo. Deixem os miúdos Sarr, Oliveira e Rabia ter a sua oportunidade – a confiança nos jovens é o que neste momento nos separa dos “instantâneos” do JJ ou das prendas da Doyen mais a norte.

Volto ao meu destaque, à garra. Este Sporting tem-na. Isso, podem crer vai valer muitas “remontadas” durante a época e outras façanhas que nunca estiveram, sejamos honestos ao alcance da arrumadinha versão leonina de Jardim. Por muito que custe a outras cores de adeptos, este Sporting de Marco Silva tem a garra que falta ao porto e a classe com que o poeta da Reboleira sonha todos os dias em alcançar. Ainda por mais, estes atributos mais recentes estão a ser alcançados numa altura em que estamos a 6 pontos da liderança na Liga e com 1 ponto no final da 1a volta da Champions, o que prova não ser propriamente um “estado de graça”. Tenho uma confiança bastante lógica no crescimento ainda maior de todo o plantel e na eficiência de todos os sectores assim que os pontos comecem a equivaler ao desempenho dentro do campo. Porque uma equipa que joga desta maneira, ninguém o diz nos media mas todos o sabem, só pode ser bem sucedida.

Pode parecer estranho alicerçar motivação em cima de derrotas (Chelsea e Shalke04) mas se pensarmos um bocadinho na coisa vai parecer bastante natural que o maior beneficio da Champions para o Sporting podem nem ser os prémios monetários, mas sim a confiança conquistada por entender que somos capazes de discutir resultados com os big boys europeus (de onde excluo anedotas desportivas como Bilbaos e Borisovs). É um facto, o Sporting vale mais do que os doutos comentadores da praça nos dizem, muito mais do que o estatuto de outsider nas contas dos troféus internos. Se os nomes nos planteis e orçamentos decidissem os resultados Duque nunca teria hipóteses de presidir ao cargo de “porteira” da Liga, pois ainda estaria a contar as notas dos prémios por desempenho dentro do Sporting.

Mudando de tema, tenho aqui uma pequena iguaria, é bastante exótica e o paladar pode não agradar a todos. Aqui vai. Slimani provavelmente está fora do jogo como o Marítimo. Sobram Montero e Tanaka para a sua posição. Sakho e Cisse podem “dar o jeito” e até Mané não estranhará a posição (mais móvel), mas não tendo o argelino a verdade é que não há o tal possante lutador por bolas aéreas, a charneira “que não dá para empurrar” no ataque. Do pouco que vi no YouTube e ainda menos em campo com a nossa camisola, cheira-me que o Slavchev podia ser “testado” pelo Marco (em treino obviamente) na posição de ponta-de-lança. Antes que comecem a insultar-me…tenham lá calma…olhem bem para o rapaz e digam lá o que é que falta? Altura – check. Corpanzil – check. Remate – check. Finalização – check. Desconheço o jogo aéreo, mas se o Dzeko consegue marcar 20 golos na Liga Inglesa…enfim, o que se podia perder?

Ah…já me esquecia…informo a todos os tasqueiros que quem não estiver em Alvalade no Domingo (tendo guito e disponibilidade) vai receber a conta das porras das tupperwares que me levam daqui para comer em casa. Vejam lá isso, ok?

 

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca