Sempre que aparece um apelo à mobilização leonina vem-me uma pergunta à cabeça:
Qual o papel dos núcleos sportinguistas espalhados pelo país?

Eu sendo de Coimbra sempre me deparei com o problema dos custos de uma deslocação a Lisboa, é combustível, é portagens, é alimentação, para não falar do desgaste e cansaço associado a essa mesma deslocação. Não raras vezes aparecem tasqueiros a queixaram-se do mesmo, queixa que considero o mais natural possível, não vivemos num país que atravessa uma situação económica favorável. Muitos de vocês não têm que lidar com este problema visto residirem ou trabalharem perto de Lisboa, excluindo naturalmente os que vivem no estrangeiro. Uma deslocação a Lisboa poderá facilmente ficar a rondar os 50€ isto se não tivermos Gamebox.

Agora, onde quero chegar com isto, dando o exemplo do distrito de Coimbra, existem segundo informação do site do Sporting 24 núcleos sportinguistas em Coimbra. Será que não haverá sempre 50 sportinguistas dispostos a embarcar num autocarro rumo a Alvalade todos os jogos em casa? Bastavam dois sportinguistas por núcleo e dava para encher um autocarro. Aqui na tasca já foi lançado um “a tasca leva-te à bola” com um autocarro a sair do Porto fazendo algumas paragens pelo caminho para tentar alcançar o máximo numero de pessoas possível, mas organizar as coisas virtualmente não é tarefa fácil, tratar das inscrições e da logística à distância torna-se complicado.

Se algum presidente ou diretor de núcleo frequentar a tasca poderá contra argumentar a minha opinião, posso estar a ser injusto com alguns núcleos pois certamente não se passará o mesmo com todos mas o que eu acho é que os núcleos não podem ser “apenas” um ponto de encontro de sportinguistas onde se comem uns petiscos, jogam-se umas cartas e vêem-se os jogos na televisão, têm que ser capazes de levar os sportinguistas a Alvalade, um núcleo poderá não conseguir organizar uma excursão de 15 em 15 dias, 4 ou 5 núcleos juntos conseguirão fazê-lo se se mobilizarem para tal. Os outros organizam comboios para os levarem ao estádio, não seria bonito todos os jogos em casa haver pelo menos um autocarro por distrito para levar os sportinguista a casa? Penso que isto seria possível através do trabalho conjunto dos núcleos com a direção central.

Todos os anos ouvimos falar do “jogo dos núcleos” onde milhares de leões de todo o país se deslocam a Lisboa para ver o seu amor, é festa bonita com certeza mas não isto podia passar a ser um evento regular e não apenas uma vez por ano
Deixo uma pergunta final: é função do Sporting apoiar os núcleos ou pelo contrário, é função dos núcleos apoiarem o Sporting?

Texto escrito por Tevez 

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
(este texto foi enviado ontem, ao final da tarde, mas ficou a marinar)