Há quem não o entenda, mas o futebol tem apenas duas teclas: sonho e orgulho. Quem o despreza um deles, ou ambos se for suficientemente burro, está destinado à sombra e ao erro. Quem segue a sua pisada olhando sempre para cima do ombro, respeitando a essência deste desporto, respeitando o verdadeiro juiz do sucesso – o adepto – pode a cada momento tocar a grandeza.

Ninguém está acima do que significa pegar numa bola, driblar e marcar um grande golo…ninguém…e no entanto, numa simples declaração no final de um jogo pode ferir mortalmente um sonho. Nani, também ele é humano e destinado ao erro, mas no regresso a Alvalade para prosseguir o seu sonho devolveu-nos o nosso. Como se atreve a feri-lo agora? Como te atreves Nani? 1001 razões podes ter para embrulhar a tua carreira e bofetear quem tu quiseres com um microfone à frente da boca, mas não tens o direito de brincares com os sonhos de quem te idolatra. Sei, tenho a certeza, que milhares de crianças e jovens ficaram um pouco mais desiludidos no final da noite de ontem.

É a tua carreira? Sim é. É tua a decisão? Sim é. É teu o direito de dizeres o que te vai na alma? Sim, claro. Mas não te esqueças de uma coisa, pequena, mas vale a pena pensares nisto…porque é que jogas à bola? Pelo dinheiro? Pela fama? Quando olhas para as bancadas e vês milhares a delirar com o teu talento não sentes nada? Não há ligação nenhuma entre o que és capaz de fazer em campo com a fé que um estádio deposita na tua arte? Eu sei a resposta, mas tu esqueceste-a durante 20 segundos. Esqueceste o que é o futebol. Feriste o sonho e diminuiste o orgulho que muitos sportinguistas têm no que és e no que representas neste momento.

Um símbolo, de facto nem todos sabem sê-lo. Tu não me parece que o saibas “vestir” ao assumir que existe uma hipótese de não dares aquilo que nos prometeste. Uma época. Para ti e para todos os Sportinguistas uma época de festa e celebração de um menino da casa que cresceu e volta para renascer. Se só conseguiste renascer isso, então é pouco e tens demasiado de menino dentro de ti…fica curto para símbolo e a história dirá se irás a tempo de emendar a birra que fizeste em directo para a tv. Estás amuado com alguém? Estás a mostrar quem manda a alguém que não manda como tu gostas? Estás apenas a manter o teu campo de escolhas aberto? Pois desamua-te crl!! O teu compromisso não é nem nunca será com quem te assina os cheques…é comigo e com todos os sportinguistas palerma!

nanichegada

Não estou a gostar disto. Confesso a todos que as feridas criadas em Guimarães começam a rasgar completamente a minha fé no que o Sporting pode conseguir esta época. Egos. Filha da puta dos egos! Falta de respeito connosco sócios e adeptos! Bando de meninas que de tão embevecidos com os seus sonhos e os cabrões dos seus orgulhos começam a implodir tudo o que bom se conseguiu em quase dois anos de empenho máximo. Sim, porque vocês presidentes, directores, treinadores e jogadores acham que dão tudo, que se sacrificam…mas esquecem-se que nunca estiveram sozinhos. Nós adeptos e sócios sofremos com vocês, corremos com vocês, perdemos com vocês…celebramos reestruturações financeiras e golos, estivémos em Gelsenkirchen e em Guimarães, voltámos de autocarros e em aviões onde também se fechavam os rostos.

Caro presidente e direcção, caros treinador e jogadores, façam o favor de não nos esfregarem o sonho na lama e cagarem em cima do orgulho que temos no que vocês são capazes de fazer. Sentem-se à mesa como meninos grandes, discutam, resolvam, deixem os egos fora e sempre que abrirem a boca lembrem-se dos milhões de sportinguistas que vos apoiam porque confiam em vocês. Sim todos fizeram merda! Sim têm de a resolver e é já! Sim isto vai correr muito mal se deixarem as semanas passar em teimas de coisas fechadas e tanques ou quintas de poder. E sim nós sabemos que isto está tudo a acontecer!

 

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca