O Sporting falhou apenas a última barreira no objectivo de se sagrar campeão da Europa de futsal em 2010-11. Esta noite, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, arranca nova tentativa dos leões, anfitrião de um dos grupos de apuramento para a final four, para vencer a UEFA Futsal Cup.

A equipa leonina entra em campo, às 20h30, contra o Futsal Team Charleroi. O Sporting é favorito. Contudo, deve ter em atenção o currículo do adversário. O Charleroi é um clube criado da fusão entre o Châtelineau, último vencedor do campeonato belga, e o Charleroi 21, campeão europeu em 2005. Antes, o Grand Pro Varna (Bulgária) e o Inter Movistar (Espanha) abrirão as hostilidades deste Grupo A da Ronda de Elite. O clube espanhol será, à partida, o grande rival do Sporting pela qualificação, disponível apenas para uma equipa. O Movistar, que conta no seu plantel com os internacionais portugueses Ricardinho e Cardinal, é o clube com mais títulos na competição, que ganhou em 2003-04, 2005-06 e 2008-09. No campeão de Espanha, existem dúvidas quanto à possibilidade de Ricardinho, um dos melhores do mundo, ser utilizado. O esquerdino lesionou-se há cerca de um mês e está desde então sem se treinar. Dada a importância do momento, é possível que o treinador da equipa arrisque a sua utilização, mas se calhar só no terceiro jogo, contra o Sporting, no domingo, provavelmente o duelo decisivo do grupo.

Nuno Dias, treinador do Sporting, não acredita em jogos fáceis na Ronda de Elite e disse esperar equilíbrio. «Estão presentes os clubes vencedores dos respectivos campeonatos. Estamos preparados, mas cientes do valor dos adversários» afirmou numa conferência de imprensa colectiva dos técnicos das equipas. Dias espera que o facto de o Sporting jogar perante os seus adeptos seja um elemento decisivo. Se conseguirem ter sucesso nesta fase, os leões estarão pela quarta vez nas meias-finais.

A jogar em casa, o Barcelona, actual campeão europeu, entrou na Ronda de Elite com um triunfo confortável por 4-1 sobre o Berettyóújfalu (Hungria). Os catalães partilham o comando do Grupo D com o Lokomotiv Kharkiv (Ucrânia), que bateu o Baku United (Inglaterra), por 2-1.No Grupo B, que também já começou, já houve espaço para uma surpresa. Ao fim de duas jornadas, o Araz Naxçivan (Azerbaijão), medalha de bronze na temporada anterior, já está eliminado. O líder Dina Moscovo é o único com seis pontos.

(in Público)