Chegados ao mercado de Inverno (ou quase), está na hora de começar a tomar decisões. Há gente que não se adaptou, outros porventura não terão a qualidade que lhes apontámos e outros por manifesta falta de oportunidades, não conseguiram demonstrar o porquê de os termos contratado. Entre outras situações que resultaram na falta de rendimento de alguns jogadores.

Na baliza, e mesmo após os erros do Marcelo, continuo a achar que uma transferência do Rui Patrício seria boa para o Sporting a longo prazo. Vendia o Rui por 15M e era capaz de apostar no Marcelo, promover o Luís Ribeiro (que na minha opinião é o melhor jovem guarda redes que temos) e/ou comprar outro. Tudo dependeria dos valores de uma eventual proposta.

Na defesa, dou a mão à palmatória. Já defendi muito o Sarr. Ontem, após um jogo contra uma equipa do CNS, foi ultrapassado de todas as maneiras e feitios e os seus golpes de cabeça continuam a ir para trás em vez de para a frente. Neste momento, ainda não serve.  Que se empreste o rapaz durante 1 ou 2 anos e se verifique se hà evolução ou não. Maurício, se der para vender, óptimo. E que se invista noutro central e se promova o Tobias, Rabia ou Domingos. E não falo de nenhum “central experiente”, para esse peditório já não dou mais. Falo de outro central mais ou menos com a mesma idade do Sarr mas diferente nas características e, sobretudo, no nr de jogos já feitos (a tal experiência). Ainda ontem se falou num aqui na tasca. Nas laterais, para mim é simples. Se Cédric não renovar, que o Esgaio e o Miguel Lopes lutem pelo lugar. Na esquerda estamos bem. Para contratar “o tal” central seria necessário saber quanto (ou se) hà dinheiro para gastar.

No miolo, se surgir uma proposta de 25M pelo William, era vender. Futebol é o momento e se algum clube quiser vir buscar um William em baixa (porque realmente está em baixo) e oferecer esse valor, eu vendia. Seria interessante conseguir uma quantia porreira em dinheiro + 1 jogador (sonhei com Joel Campbell do Arsenal ou Januzaj do Manchester). Isto se eles ainda estiverem interessados, o que eu duvido. Adrien, para mim, é o único inegociável visto que é o jogador mais importante do plantel. André Martins tanto pode sair como não. Se surgir algo a rondar os 3/4M era vender (talvez o Bielsa queira o rapaz no Marselha) mas se ficar não fico nada chateado. Na eventual saîda deste(s) jogadores, promover imediatamente o Wallyson.

No ataque, vender urgentemente Capel e Heldon e, promover imediatamente Gauld, Iuri e/ou Podence. Se Slimani for para o CAN, é vendê-lo neste periodo. 10/12M e meto um lacinho e tudo. Ir buscar um ponta de lança com parte desse dinheiro e apostar definitivamente em Montero como segundo avançado. A qualidade do eventual ponta de lança dependeria sempre do dinheiro arrecadado das vendas.

Em relação ao restante plantel (B incluído), gostava que Slavchev fizesse um jogo antes de se emprestar o rapaz. Gostava que se definissem alguns empréstimos, com garantias mínimas de tempo de jogo, e que, pelo menos, Wallyson e Gauld subissem definitivamente abrindo espaço de afirmação a outros miúdos.

Independentemente do que se realizar em dinheiro, há uma prioridade máxima: comprar a percentagem restante do Carrillo, renovar com ele e fazer dele um dos melhores pagos do plantel. Dar o sinal de confiança que acreditamos nele. Quem duvida de que o peruano é, neste momento (e o futebol é o momento) o nosso melhor jogador, que reveja todos os golos que marcámos nesta época e verifique a sua influência. Já todos percebemos o que jogamos sem o Nani. Sem Carrillo, é capaz de ser mais ou menos o mesmo. Sem os 2, simplesmente não existimos em termos ofensivos.

 

* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!