O site olhosnabola convidou Pedro Dias, Diretor Técnico da Academia do Sporting na Canadá, a falar sobre a sua experiência, e o testemunho é interessante de ser lido.

“Como Director Técnico da primeira e única Academia do Sporting Clube de Portugal no estrangeiro, tenho um imenso orgulho no que já fizemos e muita confiança nos próximos tempos. Começámos em Maio de 2011 e das três equipas iniciais vamos agora na construção da nona equipa. Para além do crescimento em número, vem a vertente educacional do nosso projecto, com o lema de “Educar para a vida através do Futebol”. Privilegiamos, além da prática da modalidade, um conjunto de regras e de valores que estão consagrados nas Academias Sporting e no próprio clube. A nossa intenção de formar os “homens” de amanhã assume para nós uma importância fundamental e a prová-lo, realizamos e promovemos um conjunto de iniciativas que visam o crescimento e amadurecimento de todos os nossos Jogadores. A exemplo disso, está a criação da nossa Fundação “ Sporting FC Cares Foundation”, as nossas participações de Tours à Academia do SCP em Alcochete, a participação em iniciativas culturais (Parada de Portugal), recolha de roupa para crianças desfavorecidas e culminamos a nossa missão, participando em Campeonatos e estimulando a participação e o crescimento futebolístico dos nos jovens, atráves das melhores práticas de Treino das Academia Sporting CP.

Neste momento, o Canadá atravessa uma transformação do modelo adoptado para o futebol de formação, o que tem pontos positivos e outros que nem tanto. Pela dimensão do país e pela herança cultural do Hockey no gelo ser muito forte e vincada, temos o futebol como modalidade “menor”, mas já a mais praticada. Falando da província do Ontario, onde estamos inseridos, participamos nos campeonatos distritais da “Toronto Soccer Association” que tem paralelo com a Associação de Futebol de Lisboa, ao nível regional. Não sendo dos campeonatos mais “competitivos” oferece já aos nossos jovens a competitividade que necessitam para o seu início. A Ontario Soccer Association é a entidade maior na regulação do Plano de Desenvolvimento do Futebol na Formação. A sua tarefa é árdua, mas lentamente tem-se assistido a um aumento da qualidade dos praticantes, fruto de um esforço na formação dos treinadores e na construção de infra-estruturas que permitam a prática do futebol, entre Novembro e Abril, período em que as temperaturas descem até graus negativos.

Porque falamos numa extensão muito grande, um grande número de agentes envolvidos, a missão da OSA, apesar de bastante legitima, demora o seu tempo e os resultados são positivos, mas revelam-se ainda morosos e de lenta assimilação. Tudo demora tempo, mas o Ontario tem praticantes de muito bom nível, capaz de “alimentar” as equipas nacionais do Canadá, quer em masculinos quer em femininos.

Voltando à nossa realidade, temos um conjunto de jogadores muito ‘sui generis’, sendo a maioria luso descendentes, mas também, oriundos da Hungria, Sérvia, Jamaica, Brasil, Nepal, só para mencionar alguns. Temos jogadores já colocados em Universidades, a jogarem no Sporting CP, Sporting Farense, SC Braga e ex-jogadores, que também já colaboram connosco ao nível do treino. Por tudo isto, penso que ainda estamos só no início, mas tem sido uma jornada muito gratificante e muito apaixonante. Esta é uma das nossa riquezas: a multiculturalidade, que faz do Canadá, mais concretamente de Toronto, um sítio único para viver e trabalhar.

Bem Hajam,
Pedro Dias”