Questionado sobre os incidentes do passado fim de semana nos dérbis de futsal e de futebol entre Sporting e Benfica, o secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, respondeu:
«O mais importante, fugindo àquilo que é a espuma dos dias, é deixar um apelo que tenho feito, independentemente do fenómeno do fim de semana em causa, que todos os agentes desportivos contribuam, de facto, para um bom clima institucional de relacionamento […] Pensamos que questões laterais, que contribuam para o aumento de tensão, não vêm contribuir em nada seja para o que for. Isto é um ‘teaser’ global, universal, que é dito e afirmado por mim ao longo de quase dois anos que levo como governante, e que não deve ser balizado fruto de qualquer tipo de acontecimentos. O comportamento dos agentes deve ser sempre o mesmo.»

Ora, portanto, perante os graves acontecimentos e perante a tristeza que é ver um dérbi esfumar-se na discussão de atitudes de parasitas sociais, o secretário de estádio faz o quê? Diz uma mão cheia de banalidades e deixa o recado: epá, vejam lá se resolvem vocês isso. Só lhe faltou pedir menos folclore.

São estes os governantes que temos. Não admira o estado da nação.