…e não acreditas em milagres?”… Hahaha. Foi o que alguém me disse depois da última crónica e bem a propósito da 1.ª mão da eliminatória da Taça CERS.

Admito que não estava com muita fé para a 2.ª mão. Não que desconfiasse da qualidade dos jogadores ou que achasse a Oliveirense imbatível. Mas quer dizer, perdemos a 1.ª mão em casa. Vamos jogar ao terreno do 3.º classificado do Campeonato, onde já esta época tínhamos levado um cabaz…Convenhamos, não fica fácil acreditar não é verdade?

Começo a ver o jogo e, aos poucos, a resposta à pergunta “Mas será que há crença?” começou a ser respondida. E da melhor forma possível. A equipa entrou muito confiante, muito concentrada, muito atenta e apoiada pelos indefectíveis e muito crentes adeptos, que fizeram do Pavilhão da Oliveirense uma autêntica 2.ª casa. Na Sporting TV deram especial ênfase aos “Malucos do Norte” – Um Grupo que não conhecia, confesso (desculpem rapaziada) – se bem que mais adeptos lá estavam – acredito que das outras claques até…Mas o mais importante é destacar o apoio, a força e a coragem que todo o público transmitiu para dentro de campo e que transportaram a equipa para a melhor exibição da época.

É que, ao contrário do que se possa pensar, não ganhamos o jogo só na raça, só na luta. Não, não mesmo. É que a equipa jogou mesmo muito bem a nível técnico e táctico. Defendemos bem, demos pouco espaço ao adversário e sempre que um remate surgia, lá estava o Girão a defender tudo e mais alguma coisa. Soubemos ser pacientes, defendemos bem, atacamos quando tínhamos de atacar, seguramos a bola quando necessário e matámos o jogo na altura certa.

Demos a volta à eliminatória ainda na primeira parte. A juntar à excelente exibição, o Capitão Figueira enfiou duas batatas lá pra dentro e vamos para o intervalo a ganhar 2-0. Justíssimo Justíssimo. A Oliveirense ainda faz o 2-1, de penalti. Podiamos temer o pior, até porque estávamos quase no limite de faltas e sujeitos a penaltis rapidamente. Mas guess what? O Poka mete uma bola ali mesmo ao cantinho, faz o 3-1, mete-nos de novo na frente. Continuamos a controlar o jogo e o Tiago, perto do fim, arruma a questão, com o 4-1 final (assim só para não deixar duvidas de quem era o mais forte). Foi tudo fantástico…O Jogo, Os Jogadores, O Público, a Festa no Final, a entrevista do Mister Lopes…Todos estão de Parabéns. Foi uma tarde À SPORTING!

Acredito que uma das “coisas” que contribuiu imenso para esta prestação foi a presença do Presidente no Balneário para apelar à força da equipa e para vir desmentir / acalmar / whatever todos os rumores sobre transferências que têm vindo a lume nos últimos tempos. Apesar de ser presença constante junto da equipa, quer dizer…é sempre uma força brutal, ainda para mais nesta altura da Época. (e ao que parece, nenhum dos nomes falados, provenientes do fcp, vai vestir a Verde e Branca. Aguardam-se certezas, para uma melhor análise dos factos)

Agora? Agora vamos para a Final Four. Jogamos a meia final contra o “Histórico” igualada, de Espanha. Não conheço a equipa mas…Se lá estamos, é para ganhar, claro!!! E se tudo correr bem, pode ser que a Final Four seja jogada em Lisboa…Quanto a isto, basta ver o exemplo do apoio dado no Futsal…Nem quero imaginar…

Não termino esta parte sem deixar uma palavra para o Eng. Gilberto. Por muito apoio que o Clube tenha dado (e deu, não duvido), esta presença é fruto do seu trabalho enorme em prol do Clube e da Modalidade, do seu esforço, da sua dedicação, da sua crença…Enfim. Um LEÃO dos 7 costados. Parabéns Eng., que você bem merece.

Entretanto, tivemos ontem mais uma jornada de Campeonato, nos Açores, contra o Candelária, uma equipa que, na primeira volta, nos deu agua pela barba. Pois, mas parece que desta vez foi bastante diferente. Aproveitamos o embalo da taça CERS e despachamos a rapaziada dos Açores por uns “Miseros” 8-4, com 6-2 ao intervalo. Não vi o jogo, mas cheira-me que deve ter sido muito tranquilo. Mas só o foi porque nós o tornámos tranquilos.

Neste momento, a faltar 4 jogos para o final, estamos no 6.º lugar, a 4 pontos do 3.º, o Valongo. No entanto, e a julgar pelo calendário, temos muito boas hipoteses de lhes roubar esta posição…Dadas as circunstancias, se conseguirmos ganhar estes 4 jogos que faltam (Oliveirense, Carvalhos, Sanjoanense e Juv. Viana), vamos ficar em 3.º lugar (e vou, portanto, falhar a minha aposta – 4.º). Se cumprirmos a nossa obrigação, o calendário encarregar-se-á do resto.

Apesar de brilhante, esta época acabou de ganhar um boost adicional muito forte. Temos uma Final Four, uma Taça de Portugal e um 3.º lugar em disputa. Vamos a isso rapaziada. A Malta está com vocês.”Onde tu fores jogar…eu vou lá estaaaaar!!!

Ps: Saiu a convocatória para a Taça das Nações. Da nossa parte, vai o Girão e o Poka (Parabéns miudo pela chamada. Ao Girão não vale a pena, porque já é mais do mesmo…) e vai o João Pinto pela Seleção de Angola. Força Rapazes, mostrem o que valem.

 

*às quintas, o Tó Livramento irrompe pela cozinha de stick na mão e patins vintage nos pés