Segundo dizem as estatísticas, foram quase dois milhões e meio de pessoas que assistiram pela televisão ao Fc.Porto vs Bayer de Munique da Liga dos Campeões. Confesso que vi os primeiros 10 minutos, tempo mais que suficiente para ficar surpreendido comigo mesmo ao constatar que, afinal, sou mais Alemão do que aquilo que pensava… Mas, como estava a dizer, foram 10 minutos intensos. Levei logo com duas facadas no coração que me deixaram totalmente desanimado. Optei por ir jantar, calmamente. Sabia que, dentro de pouco tempo, começava aquilo que, para mim, era realmente importante.

E foi a melhor opção. O Sporting deu-me o “xiripi” que precisava para me sentir na plenitude da satisfação. Entrámos em jogo a perder, em poucos minutos a equipa da casa colocou um parcial de 3-0 a seu favor. No entanto, o Sporting equilibrou a partida e, depois dos oito minutos de jogo e de dar a cambalhota no marcador, os minhotos nunca mais conseguiram colocar travão na eficácia e no bom desempenho colectivo da nossa equipa, sendo o desnível no resultado final ( 26-37) o reflexo daquilo que se passou em campo.

No texto anterior, falei-vos que era preciso acreditarmos. Que era preciso o Candeias estar inspirado, que era preciso um Portela eficaz, um Rui Silva comprometido com a camisola e um Carol confiante a mandar uns bilhetes dos nove metros. E isto aconteceu. Aliás, foi melhor ainda. O Sporting, face ao seu comportamento dentro de campo, aniquilou o sonho do ABC. É verdade que no Andebol, como em qualquer desporto, não há jogos perfeitos, mas o Sporting demonstrou de forma cabal a sua superioridade. No plano individual, Fábio Magalhães e Bruno Moreira merecem um especial destaque pelo empenho, qualidade e dinâmica que imprimiram na equipa leonina.

Há uns tempos, Helena Duarte (coordenadora do andebol leonino), disse algo como: “Conhecendo esta equipa como eu conheço, acredito, mas acredito mesmo que, este ano, o Sporting pode dar uma alegria aos seus adeptos.” Ora, se fossemos a julgar por tudo aquilo que aconteceu durante este campeonato, diria que muito dificilmente seríamos capazes de superar o hexacampeão. No entanto, estes rapazes já provaram que são capazes de se superar em momentos de adversidade, deixando-me muito optimista para os duros embates que vamos ter pela frente.

Mas por agora, não vale a pena, nem quero, falar mais sobre o Fc.Porto. Estou farto de ouvir falar sobre os andrades esta semana. Mais para o início do mês de maio, deixarei aqui um texto sobre as fragilidades e virtudes dessa equipa. Por agora, vou continuar a saborear o acesso à final do campeonato nacional. Vou continuar a sonhar, porque estes rapazes assim o querem e porque tenho em mim todos os sonhos do mundo pintados de verde.

 

Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.