“Mas o que é que se passa com o futsal?” “3 Derrotas e em segundo lugar? Nós ainda não perdemos!” “À, e tal, falta o Divanei e o Deo, foram-se abaixo.” “E os juvenis? Perderam com benfica, é para verem a vossa grande formação!”. Estas foram muitas das frases que tenho ouvido nos últimos tempos, tal como acredito que muitos de vós também as tenham ouvido. E se há coisas que me fazem alguma comichão são tipos que falam apenas quando vão à frente, quando normalmente andam atrás.

Realmente, se compararmos com os anos anteriores, o nosso futsal sénior não está a ser a máquina demolidora a que nos habituou. Mas atenção à expressão: Máquina demolidora. É o que temos sido, ano após ano. Tirando a vergonha de 2011/12, fomos mesmo isso, demolidores. E o problema principal é esse, não estávamos habituados a menos que massacrar e golear.

Nenhuma equipa anda anos atrás de anos no topo, sempre com prestações máximas. E como o fizemos nos últimos anos, muita gente estranha as nossas prestações desportivas nesta época. Há várias razões para isso estar a acontecer esta época, como por exemplo a introdução de algumas alterações à nossa maneira de jogar, principalmente as alterações e adaptações da equipa do sistema 4:0 extremamente móvel dos últimos anos a um 3:1 onde o Cássio joga com pivot mais fixo, que tem demorado algum tempo a afinar. Temos tido alguns jogos menos conseguidos comparando com as épocas anteriores, é um facto. Mas quando vemos jogos onde perdemos e empatamos sem que o adversário marque qualquer golo ou crie oportunidades para o fazer, e que explicam alguma da diferença pontual do primeiro para o segundo lugar… é caso para dizer: Calma malta! O campeão ainda anda por cá! E vai voltar, sendo nosso desejo que isso aconteça esta noite e este fim-de-semana!

Porque começa hoje, às 19:00, a final da “minha” Champions League. Frente a frente, Dina Moskva vs Kayrat Almaty e um estrondoso Sporting CP vs FC Barcelona que me faz sonhar e acreditar em algo grande.
Primeiro jogo: um confronto entre o campeão Russo Dina Moskva e o crónico campeão do Cazaquistão, o Kayrat Almaty. Grande oportunidade para ver um jogo de elevada qualidade com executantes de topo, como Alemão, Esquerdinha e Prudnikov do lado do Dina e o regresso do Di, Di, Divanei! que alinha actualmente no Kayrat.

E a seguir, o grande Sporting C.P contra o F.C. Barcelona. Sejamos claros: vai ser um jogo muito difícil, em que vamos enfrentar uma equipa de elevada qualidade. E o termo é mesmo esse, enfrentar. É o que acredito que vamos fazer. Olhos nos olhos, sem medos, com intensidade, organização, qualidade e uma alma muito grande! Hoje não há campeonato, nem terceiros lugares (voltaremos a isso outro dia), não há Taça de Portugal, não há playoffs, não há medos, dores, não há nada mais que… um jogo. Um jogo grande onde só uma equipa grande pode sair vencedora. E nós somos grandes, somos o Sporting Clube de Portugal!

 

*às terças, o Vegeta analisa os superpoderes da nossa equipa de futsal
(por motivos óbvios, esta semana foi quando um homem quis)