…voltamos a disputar uma Final Europeia, desta vez contra os Espanhois do Reus…Cá fora, junto ao pavilhão “Les Comes”, em Igualada, ainda se recorda a Meia Final que vencemos ontem, frente à equipa da casa. Foi um um jogo tramado. Apesar de sermos mais fortes, o Igualada – um histórico da modalidade – jogava em casa, com o apoio do seu publico. O Pavilhão estava cheio, os nervos eram muitos. Pedia-se cautela porque “os gajos do igualada são muita matreiros”. E “cautela” é a palavra que melhor resume o jogo de ontem. As duas equipas estavam receosas e isso viu-se na velocidade a que o jogo foi disputado. Abrimos o marcador pelo João Pinto e antes do intervalo, logo após os gajos terem empatado, o Tiago põe-nos de novo a ganhar por 2-1. Está quase dizia-se na bancada.

Na 2.ª parte podiamos (e deviamos) ter morto o jogo, pois ocasiões não faltaram. Não deu e quisemos dar mais emoção ao jogo. Os gajos empataram perto do final (2-2) e só no prolongamento, com um golo d’ouro do capitão Figueira, carimbámos a presença na final.

Mas isto tudo foi ontem. Hoje? Hoje vivemos um momento histórico, depois de anos de ausência nestas lides. O Adversário é forte, sim. Mais que o de ontem. Mas nós somos o Sporting e estamos cá para ganhar, dê lá por onde der. Faltam poucos minutos para começar o jogo.  O inconfundível som das travagens, das bolas na tabela, das stikadas, das nossas claques, dos apitos dos arbitros fazem ficar nervoso até o adepto mais controlado. É uma final meus senhores, é uma final – e as finais são feitas para serem ganhas. Girão, Figueira, João Pinto, Moreira e Tiago vão começar a partida. Vamos a ela.

Apesar do nervoso miudinho, hoje o jogo começou muito rápido, muito agressivo. Vai ser um jogo de luta intensa até final. Bola cá, bola lá, arranca o Tiago com ela, lá pelo lado esquerdo, junto à tabela. Passa por um adversário, olha para a baliza e pimba…goloooooo. 1-0, logo aos 4’ de jogo. Melhor inicio era impossivel.

O jogo segue a excelente ritmo, mas agora com a rapaziado do Reus a carregar em cima de nós, maioritariamente através de remates de longe. Epá mas para esses, temos lá um tal de Girão, que vai enchendo a baliza. Assim vai ser dificil alguma bola lá entrar. O tempo vai passando e nós passamos mais tempo a defender do que a atacar. O Reus está com um ritmo muito forte – é natural, tem um plantel mais completo e teve mais umas horinhas de descanso. Nada que assuste a malta, que está a apostar mais no contra-ataque.

Há necessidade de abrandar o ritmo de jogo. Os jogadores da frente estão a ter uma trabalheira brutal para conseguir levar o jogo para perto da baliza do Reus. Não está facil. A 8’ do fim, contra-ataque 2 contra 1. Figueira e Poka…Vamos vamos, acredita…ahhhhh, o poka finta o redes…quase pah, quase. Antes do intervalo, ainda há tempo para um vôo do Girão. Ganda defesa meu ganda defesa. 1.ª parte já foi, vamos descansar para o Balneário…

A 2.ª parte começa como a 1.ª acaba. O Reus continua em cima de nós. Está a perder. É Natural. Mesmo assim, os primeiros minutos mostram uma equipa mais segura. Estamos a conseguir levar o jogo para a frente, a segurar a bola junto à baliza espanhola. É importantíssimo.

5’, grande defesa do Girão. O Reus está perigoso e os arbitros não estão a ajudar nada…Mas é o que temos e há que saber jogar com isso. Vamos andando, que já faltou mais. Heishh mas o Reus está a carregar na malta e começam a faltar forças. A 13’ do fim, remate de longe. Girão mal batido – 1-1.  Não vamos baixar a cabeça. Mas é o que está a acontecer. Depois de tanto tempo a ganhar, não conseguimos segurar a vantagem e as forças começam a faltar. 11’ do fim…1-2 Reus. Remate de muito longe. Desconto de tempo do mister Lopes, para retemperar forças e ganhar animo. Acreditem rapazes, que nós também acreditamos.

A malta na bancada apoia, puxa, grita, incentiva. Acreditem rapazes…Vai João Pinto…Bola na Barra…Heishhhh. Segue segue. Faltam 2’….Bora Bora. Poka cá de longe remata, João Pinto recarga…Goloooooooooooo…2-2. Voltamos ao inicio. Ufa…Prolongamento. Ficou tudo igual e uma nervoseira GIGANTE. (iamos perdendo nos ultimos segundos. Jasus…)

Os penaltis vão ser nossos. O Girão vai defender tudo e mais alguma coisa. Boraaaaaaaaa

Poka 1-0, Nico 2-0…Já se começa a preparar o espaço no Museu para mais uma Taça. Os gajos fazem 2-1…E Girão Defende o Resto…Já Estáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….Sportiinggggggggggggggggg Sportingggggggggggggggggggggg.

Mágico Mágico Mágico. Primeira Epoca profissinal, e voltamos aos Titulos Europeus…
Simplesmente Mágico. Grande Jogo, Grande Vitória…

 

*às quintas, o Tó Livramento irrompe pela cozinha de stick na mão e patins vintage nos pés (mas esta semana era impossível esperar por quinta-feira, não era?)

hoqueifinal1