Neste momento, depois da não entrada na Champions, começa o exercício normal de razia de jogadores. O próprio Presidente alertou para uma eventual saída no cenário que hoje temos. Porém, eu não sei se é assim tão líquido que tal aconteça. Fazendo umas contas de merceeiro (e peço desde já desculpas se os números não forem rigorosos, já que estou a fazer este exercício de cor e sem documentos)

A) Sporting tem um lucro operacional de 7M

B) Recebemos cerca de 5M pela entrada na Liga Europa

C) Saldo de transferências:
Vendas:
Cédric- 6M
Maurício- 3M (pagos no final da época anterior)
Sarr – 2M

Compras:
Teo Gutiérrez – 3,5M
Bryan Ruiz – 1M
Bruno Paulista- 3,5M
Naldo – 2M

Saldo final: +1M

Nota: Não contabilizo prémios de assinatura e contabilizo os 3,5M de Paulista que só serão pagos em Janeiro

D) Saldo de custos com pessoal actualizado
Entradas (anual com maior impacto salarial excepto prémios)
Jesus- 4M
Ruiz – 2M
Teo – 2M

Saídas (anual com maior impacto salarial)
Capel – 2M

Saldo: -6M (aumento salarial anual na ordem dos 6M)

E) Entrada de patrocínio no valor de 1,5M/ano (mantendo igual o valor pago pela PT)

Conclusões e Observações:
1) O aumento de custos realizado está coberto nos lucros operacionais sem prejuízo imediato da SAD
2) As receitas extraordinárias baixaram em relação ao ano anterior em que houve Champions.
3) O saldo de transferências é positivo, logo o impacto nas contas é positivo ou, no mínimo, nulo.
4) Existem activos com impacto na folha salarial que ainda podem ser colocados (Labyad, Viola). Por outro lado, não contabilizo o aumento dos custos salariais com as renovações de Mané, João Mário e Slimani por não saber o valor total desse aumento. Como tal, não sou capaz de aferir o impacto final nos resultados operacionais.
5) Não está contabilizado os eventuais aumentos de receitas com gamebox, merchandising, bilhetes e outros

Aparte destas contas, há um pormenor que é mais importante que é a liquidez da tesouraria e o cashflow. Como sabemos, os recebimentos e os pagamentos não são realizados todos a pronto pagamento e no momento dos negócios mas acredito que Carlos Vieira terá um plano para que a SAD não tenha falhas de tesouraria pelo que nesse aspecto, e tendo em conta a competência que CV tem revelado até ao momento, estou perfeitamente descansado. Neste sentido, admito perfeitamente uma venda até ao final do fecho de mercado mais por razões de fundo de maneio do que propriamente por necessidade.

Para mim, a questão central e que eventualmente possibilitará a manutenção do actual plantel tem a ver com a contracção de custos levada a cabo nos últimos dois anos em contraste com o aumento de receitas que o nosso rendimento desportivo nestes últimos dois anos originou. E depois, há que colocar as coisas no plano de investimento/ retorno. Se a SAD gastava cerca de 20M/ano, o aumento de 50% desse valor (o aumento de custos totais não deve exceder os 10M sendo este valor calculado por excesso) já estará, no imediato, a ser compensado com o retorno originado pela participação no PlayOff da Champions somado à entrada na fase de grupos da Liga Europa, no valor aproximado de 5M, ou seja, metade desse aumento. É importante também tentar projectar o aumento de receitas originado pelo entusiasmo dos adeptos na contratação do actual treinador e demais reforços do plantel. Arrisco-me a dizer que o investimento em pessoal que originou o aumento de custos já estará em vias de ser pago na totalidade e ainda agora começámos a época. Claro que também podemos colocar isto no plano inverso. Provavelmente, para termos este retorno (porque entrou via Liga Europa e não via Champions) não era preciso trocar um treinador que ganhava cerca de 1/4 do que ganha o actual nem aumentar cerca de 50% dos custos da SAD. Admito isso.

Mas o impacto maior deste investimento, obviamente, não pode ser analisado já mas sim no final desta temporada quando os resultados desportivos bem como a valorização dos activos forem definitivos. Porém, posso fazer uma projecção com base naquilo que já pude verificar. A meu ver, há pelo menos 3 jogadores que já estão a ser valorizados: João Mário, Carrillo e Gelson. No caso do médio, é notória a sua evolução com Jesus em tão pouco tempo e a sua crescente influência no jogo da equipa. Carrillo, com a sua colocação em campo no modelo de Jesus já começa a demonstrar que pode ser um jogador para muito mais do que abrir na linha, correr e cruzar para a área. Se conseguirmos renovar com ele e se ele continuar a evoluir, poderemos perspectivar uma transferência milionária que poderá chegar aos 15/20M pelos nossos 50%. Gelson, nos 2 jogos que fez, teve um impacto muito positivo no jogo da equipa e poderá ser um ano em cheio para ele, sobretudo se não entrar nem sair mais nenhum extremo. E ainda temos William, que poderá crescer muito defensivamente (ofensivamente já é top), Mané, que poderá dar mais um passo importante para a sua afirmação plena, Paulo Oliveira que poderá subir mais um patamar quando assimilar o processo defensivo de Jesus que considero ser de topo e Esgaio que, consoante a sua resposta, poderá até ganhar o lugar a João Pereira num futuro próximo e com isso valorizar-se desportivamente. Mas tudo isto é subjectivo e, por isso, não passa de uma mera projecção optimista.

Nota: Quem quiser contribuir para o rigor destas contas e da análise subjacente, seja por omissão ou incorrecção da minha parte, faça o favor de se chegar à frente. Fica, desde já, o meu agradecimento.
Nota2: As minhas desculpas aos financeiros que leiam este texto. Se calhar cometi erros de palmatória e, se tal aconteceu, o vosso input é valioso

* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!