Pedi a 3 amigos, um sportinguista, um benfiquista e um portista que até ao dia de ontem me fizessem chegar a sua própria avaliação do que vale a sua própria equipa. São 3 pessoas que sabem mais do que eu destas coisas de “valores reais”, de “projecções de valor” ou “tendências de mercado” no fenómeno do futebol. Cuidei que não fossem influenciados pelas avaliações dos restantes, até porque não sabiam que no final estaria uma comparação. Não posso dizer que não sabia ao que ia, mas o resultado ainda foi mais esclarecedor do que pensava. Confesso que até questionei o “contabilista” encarnado se a sua avaliação não estaria a ser afectada por uma possível moral de adepto mais baixa, face ao início de época. A resposta foi bastante prática “vê…e depois diz-me se castiguei algum jogador”. E….realmente, não há nenhuma “farpa” lá colocada. Vale o que vale….e eu sei que os números não dizem tudo, mas porra dizem muita coisa!

Nota: Não retirei o valor dos jogadores emprestados (a laranja), nem somei os não incluídos definitivamente nos plantéis (a roxo). Na verdade até seria o mais correcto e a coisa ainda penderia mais para o nosso lado, mas isso seria demasiado Rui Pedro Braz para a minha consciência. Desconhecendo o valor exacto das clausulas de compra ou se existem…o melhor é desprezar esse ponto, assim como as percentagens de passes detidas por fundos.

Façam os vossos comentários, pois eu não tenho muitos mais a fazer. Só agradecer a quem de direito que pegou num plantel cheio de interrogações, lesionados, dívidas e partilhas com fundos…e em 3 épocas faz isto. Parecem só algarismos…pois deram um cacete de trabalho a conseguir (e algum jeito para a coisa…já agora).

 

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca