A novela Carrillo terminou hoje (ou ontem, que isto já é tarde). Nos próximos dias teremos empresárioleaks, doyenleaks e tantos outros leaks que procurarão arrastar o assunto e vender uma versão totalmente diferente da que foi dada a conhecer pelo Sporting Clube de Portugal (se não leste, podes ler clicando aqui).

Ora, agora que o assunto parece arrumado, penso ser ocasião propícia para dizer o que penso a respeito desta situação que, infelizmente, mereceu por parte de Sportinguistas com maiores responsabilidades, tipo Inácio, e de tantos outros que gostam de falar e de fazer eco de tudo o que escutam (mesmo que sejam versões contraditórias, importa é falar. Então se render uns cliques…), demasiada exposição e demasiado alarido. E até porque de alarido a respeito deste assunto estou em cansado, penso que posso resumir a minha opinião a dois ou três pontos essenciais:

1- Carrillo tornou-se, desde o momento que entrou frente ao Valência, num jogo de apresentação há quatro anos, num dos meus jogadores preferidos. E, actualmente, seria o jogador que mais me entusiasmava.

2- Estou, por isso, plenamente à vontade para poder dizer que, depois de ler o comunicado publicado, constato que o talento de Carrillo é inverso ao seu carácter. Incomoda-me, obviamente que sim, até porque é mais um daqueles que eu admiro que me obrigam a um suspirado “foda-se…”. E por muito que o comunicado dê a entender que Carrillo até queria ficar no Sporting, mas que a sua incapacidade assumir essa vontade o transformou numa marioneta do seu empresário, Carrillo sairá sempre desta história como um cúmplice. Nesta, como em tantas outras situações, não é preciso puxar um gatilho, basta estar ao lado e nada fazer.

3- Espero que esta situação sirva de lição à direcção do Sporting, pois considero ter existido um erro estratégico em todo este processo. Se a tentativa de negociar a renovação se arrasta há um ano e meio, Carrillo jamais poderia ter começado esta época sem renovar. Sim, é verdade que o jogador mostrou-se cheio de vontade e arrancou para a nova época com tudo, nada fazendo prever que chegaria ao ponto de assumir que não queria jogar mais no Sporting. Mas a verdade é que a possibilidade de Carrillo não renovar esteve sempre em cima da mesa. Ou se não esteve, devia ter estado. E estando essa possibilidade sobre a mesa, jamais se poderia ter aberto a possibilidade de Jorge Jesus contar com o peruano e, pior, transformá-lo numa das referências da equipa. Para quê potenciar um possível foco de atrito entre direcção e equipa técnica? Para quê potenciar a possibilidade de termos que accionar um plano B que, digam-se, nem chegou a ser devidamente acautelado com a contratação de alguém que, agora, não nos obrigasse a fazer crescer Gelson e Matheus à pressa?

A novela Carrillo terminou hoje (ou ontem, que isto já é tarde). Nos próximos dias teremos empresárioleaks, doyenleaks e tantos outros leaks que procurarão arrastar o assunto e vender uma versão totalmente diferente da que foi dada a conhecer pelo Sporting Clube de Portugal. Aliás, o tal do Casareto, que vai ver jogos ao dragão no camarote da Doyen, já veio a correr prometer contar toda a verdade, ou seja, podemos esperar algum Carrillo leaks que, imagine-se, fará as delícias de umas centenas de sportinguistas. E, isso, incomoda-me bem mais do que ficar sem o jogador que mais vezes me fazia levantar da cadeira onde mais logo, garantidamente, estarei a apoiar o nome que se sobrepõe a todos os outros: Sporting Clube de Portugal!