Depois da bomba lançada por Bruno de Carvalho na TVI, relativamente à “Caixa Negra”, “Kit Cortesia” ou o que lhe quiserem chamar, as reacções dos lampiões não se fizeram esperar. E, confesso, tem sido divertidíssimo verificar a velocidade com que mudam de argumentos à medida que as notícias vão saindo. Não que isto seja inédito, até porque é um caso do foro psiquiátrico, mas aqui a novidade é a velocidade com que defendem uma coisa e o seu contrário em cerca de 24 horas. Recolhi algumas reacções e dividi este fenómeno em 5 fases:

FASE 1: Indignação
As primeiras reacções, como é natural, foram de indignação. Perante a denúncia feita na TVI, os adeptos do nosso rival apressaram-se a acusar o Presidente do Sporting de estar a mentir e exigindo uma resposta imediata no sentido de desmentir a denúncia e de interpor um processo em tribunal por difamação. As frases mais lidas e ouvidas foram:
“BdC está a mentir!”
“Processo em cima de BdC imediatamente!”
“Isto não pode passar em claro!”

FASE 2: Justificação
Com as primeiras confirmações dadas pelos mais diversos quadrantes da sociedade, o argumento rapidamente mudou. A mentira deu lugar a uma manobra sem precedentes de justificação do acto. Aqui, o mais relevante foi verificar que essa justificação tanto foi assumida pelo adepto comum como pela maioria dos adeptos mais ou menos disfarçados que pululam na televisão. Para um adepto lampião, foi reconfortante ver os seus fieis escudeiros da televisão como o Rui Pedro Brás, a fazer a defesa da sua dama. Defesa essa que se baseia, não no acto em si, mas nos regulamentos da Uefa que, aparentemente, dizem que é legal receber ofertas até a um valor de 183€. O que mais se leu/ouviu foi:
“Isto está dentro dos regulamentos!”
“Não é corrupção!”
“Foi um gesto de cortesia!”

FASE 3: Generalização
Após a manobra de justificação, já com tudo confirmado (caixa e jantares), começou uma campanha de generalização no sentido de argumentar que aquilo que o Carnide faz não é mais nem menos do que aquilo que os restantes clubes fazem. Depois de sair num jornal  uma lista que descreve o que cada clube oferece, facilmente se verifica que, em relação aos 3 grandes, a grande diferença está na alimentação. Fruteiros e Sporting oferecem comida nos balneários enquanto o Carnide oferece 4 jantares em restaurante de luxo em regime “all you can eat”. Aqui, o que mais se ouviu/leu foi:
“Todos os clubes oferecem prendas!”
“Ninguém é inocente!”
“Se isto é corrupção para o benfica, também tem de ser para os outros!”

FASE 4: Desmarcação
Esta reacção foi mais tímida mas cheguei a ouvi-la. E foi no sentido de validar o acto de oferecer mas colocar no receptor o ónus da culpa. Uma espécie de “lavar de mãos” no sentido de valorizar a recepção e o usufruto em detrimento da entrega. Reacções:
“Eles só lá foram jantar porque quiseram!”
“Ninguém lhes obrigou a receber ou a utilizar!”
“Podem sempre recusar!”

FASE 5: Indiscriminação
Esta foi a mais hilariante mas está aí, para a gente ver. A mais recente defesa vai no sentido de contestar o aliciamento porque o Carnide ofereceu o Kit Cortesia a todos os árbitros, todos os delegados e todos os observadores sem excluir nenhum. Ou seja, por não discriminarem ninguém não pode ser aliciamento. Reacções:
“Foi oferecido a todos!”
“Não foram só aos amigos, foi a todos!”
“Ao oferecer a todos, demonstra igualdade de tratamento!”

Tenho cá para mim que isto ainda não acabou e que ainda veremos mais fases. Ou então voltam à Fase 1 e voltam a acusar BdC de mentir. Algo que já está a acontecer. É uma manobra clássica. Como não se pode matar a mensagem, mensagem essa que já foi confirmada por muita gente (inclusive lampiões), mata-se o mensageiro. E isto leva-me a acreditar que este fenómeno é cíclico. Depois da quinta fase, voltam à primeira e repetem tudo de novo até o assunto morrer. Ou até outro assunto substituir este na ordem do dia.

 

* todas as sextas, directamente de Angola, abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!