O antigo árbitro Marco Ferreira lançou acusações gravíssimas sobre Vitor Pereira. Em longa entrevista ao jornal AS, de Espanha, o madeirense confidencia que o presidente do Conselho de Arbitragem condicionava os árbiros que dirigiam os jogos do Benfica, através de telefonemas. E dá exemplos. É importante recordar que Marco Ferreira foi despromovido ao segundo escalão da arbitragem depois de ter dirigido a final da Taça de Portugal de 2015.

Marco Ferreira, na primeira pessoa. O Maisfutebol deixa aqui alguns trechos da entrevista:
O que dizia Vitor Pereira quando telefonava?
«Depois do Braga-Benfica de que falei fui nomeado para um Rio Ave-Benfica. Nessa semana ligou-me duas vezes. No último telefonema disse-me que se não fizesse um bom jogo não poderia nomear-me para o Benfica-FC Porto, em abril. Disse-me para ter cuidado e que esse era o jogo do título do Benfica. Disse-lhe que não era, que o Benfica tinha só quatro pontos de vantagem para o FC Porto. E ele respondeu: É muito diferente jogar contra o FC Porto em abril com quatro pontos de diferença e jogar com dois ou um. Isto, segundo o meu ponto de vista, é grave. Estava a referir-se claramente ao Benfica».

E como correu esse Rio Ave-Benfica?
«O Benfica ganhava 0-1 e assinalei um penálti a favor do Rio Ave. Dei o vermelho ao capitão do Benfica [Luisão] e o Rio Ave deu a volta ao marcador e ganhou 2-1. Acertei nas decisões. Foi um bom jogo. O Vitor Pereira não me ligou mais depois disso. E não me nomeou para o Benfica-FC Porto».

Nunca lhe ligou depois disso?
«Não. Ele disse-me que o jogo tinha de correr bem para ser nomeado para o Benfica-FC Porto. Fiz um bom jogo e não fui nomeado. Isso quer dizer que para o Vitor Pereira um bom jogo é aquele que o Benfica ganha».

Como explica os telefonemas de Vitor Pereira?
«Eu e muitos companheiros meus recebemos chamadas do presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, na semana em que somos nomeados para dirigir jogos do Benfica. Vítor Pereira tem muitos inimigos e muitos opositores, entre eles pessoas do próprio Conselho de Arbitragem e muitos clubes da I Liga. Não o querem ali. O único dos grandes que o apoia é o Benfica».

Os árbitros têm a consciência de que não se podem enganar contra o Benfica?
«Não digo que o Benfica pede a Vítor Pereira que este diga aos árbitros para favorecerem o clube. Não estou a dizer isso. O que eu digo é que Vítor Pereira faz isso porque sabe que o Benfica é o único que o apoia. Por isso não quer que um árbitro que desagrade o Benfica apite os jogos desse clube. O Benfica nunca falou comigo e pediu qualquer favorecimento. Mas, Vítor Pereira sim. Na semana em que tinha um jogo do Benfica ligava-me para que eu tivesse cuidado e que o jogo corresse bem. Só fazia isso com os jogos do Benfica. Nunca me ligou antes de um jogo do FC Porto, por exemplo. E fazia isso com muitos companheiros árbitros».

É correto afirmar que Vitor Pereira liga aos árbitros para pressioná-los e pedir que tratem bem o Benfica?
«Ele só liga aos árbitros antes dos jogos do Benfica. Não o faz para mais nenhum jogo, de nenhum outro clube».

Não denunciou estas situações à Justiça?
«Denunciei o caso à Federação e a Federação enviou a denúncia ao Comité Disciplinar da Liga. A semana passada dei o meu depoimento».