No seguimento do teor do comunicado de hoje da Benfica SAD vimos por este meio reforçar o seguinte:

1. Considerando as declarações e as condutas públicas, protagonizadas de forma reiterada ao longo da presente época desportiva por parte do SL Benfica e da Benfica, SAD, através dos seus dirigentes e colaboradores como Rui Gomes da Silva, elemento da direcção do Benfica; Rui Costa, administrador da Benfica SAD; João Gabriel, director de comunicação do Benfica e Benfica SAD; e Pedro Guerra, director de conteúdos da BTV, o Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal – futebol, SAD decidiu:
A) reforçar os esforços nas queixas já apresentadas pela oferta das caixas incluindo vouchers de refeições e visitas a museus a árbitros, delegados e observadores, pois a reacção agora demonstrada pela Benfica SAD vem demonstrar novamente que a denúncia pública realizada causou um forte mal-estar na mesma, mostrando uma prática que viola a regulamentação desportiva neste caso o artigo 62.º;
B) fazer o reforço dessas queixas ao nível das instâncias internacionais que tutelam o futebol;
C) apresentar participações disciplinares junto da Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para que a mesma averigue e aprecie as condutas das pessoas referidas no local próprio e em aplicação dos regulamentos aplicáveis. Nessas participações constam comportamentos que se enquadram na prática de ilícitos disciplinares muito graves e/ou graves, tais como, entre outros, “exercício e abuso de influência”, “coacção sobre árbitros”, “declarações sobre arbitragem antes dos jogos”, “declarações sobre a organização das competições” e “lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros, árbitros e demais agentes”.

2. Conforme anunciado anteriormente, a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD aguardará pela investigação e apreciação dos factos pelas entidades jurisdicionais competentes, sem prejuízo das providências a tomar em sede criminal, cível e contra-ordenacional.

3. A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa ainda que, como tem sido sua conduta habitual, irá juntar mais estas participações às já apresentadas anteriormente à Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.

4. A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD não se deixará coagir por estratégias de manipulação da opinião pública e de escamoteamento de actos que violam claramente os regulamentos desportivos e códigos de ética das instâncias que tutelam o futebol europeu e mundial. A luta pela verdade desportiva tem de prosseguir o seu caminho apesar dos inúmeros obstáculos que os que são adversos à mesma nos tentem colocar.

5. A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD tem lutado pela dignificação de todos os agentes desportivos, desde os dirigentes aos árbitros. Tem apresentado constantemente a sua preocupação pelo estado de descrédito total que o futebol tem demonstrado ao nível da sociedade e apresentado propostas claras e pormenorizadas para alteração deste fenómeno e consequentemente para a obtenção das desejáveis credibilização e modernidade do futebol.