Andei pelo forumscp.com e encontrei este maravilhoso texto. É um pouco longo, mas vale a pena ler até ao fim.
SL

“Não sou propriamente um freguês da cmtv, mas ontem fui lá parar por acaso numa altura em que discutiam o estafado “caso carrillo” e qual não foi o meu espanto quando deparei com um tal de Carlos Janela armado em guru da gestão desportiva, num ataque desenfreado ao Presidente do Sporting que segundo ele não é digno das tradições e da linhagem dos fundadores do Clube.

No meio das suas pretensiosas dissertações, Janela repetiu várias vezes o nome de Francisco Stromp, que segundo ele haveria de estar às voltas no túmulo por causa do comportamento de Bruno de Carvalho, o que me levou rapidamente a concluir que o homem desconhece completamente a história do Sporting, não fazendo a mínima ideia de quem foi Francisco Stromp, pelo que só se referiu a ele, porque deve ser o único nome que conhece dos primórdios da vida do Sporting Clube de Portugal.

Na verdade para o efeito desejado, Francisco Stromp foi a pior escolha possível, pois se há alguém no passado remoto do Sporting que tem alguma afinidade com o actual Presidente do Clube, esse alguém é de certeza o “Chico”.

Francisco Stromp viveu quase exclusivamente para o Sporting, nem namoradas, nem política, nem estudos, nem nada, o clube era a sua grande e única paixão. No campo entregava-se a todos os lances como fossem os últimos da sua vida e ás vezes era considerado um jogador violento, mas pelo Sporting dava tudo, e também não era propriamente um homem tranquilo, chegando ao ponto de chorar nas prelecções, ou no intervalo dos jogos, quando se dirigia aos colegas de equipa, apelando ao seu sportinguismo para chegarem às vitórias, quase lhes exigindo que fossem todos “chicos” como ele, coisa que está bom de ver era completamente impossível.

Nesse tempo em que ainda não havia treinadores, era Francisco Stromp quem fazia as convocatórias, formava e orientava as equipas do Sporting e não admitia que brincassem com o Clube. Ele era o grande Capitão e enquanto dirigente foi um dos que que contribuiu para que Artur José Pereira, considerado o melhor jogador português da altura, viesse para o Sporting quando resolveu sair do Benfica e, foi também ele que mandou o Artur à m****, quando este pediu a Jorge Vieira que intercedesse junto do Capitão do Sporting, para que este o libertasse para ir realizar o seu sonho de fundar um clube de Belém.

Quando se sentiu condenado a morrer na agonia da doença que tinha vitimado o seu irmão, Francisco Stromp escolheu para partir o dia da fundação do Sporting Clube de Portugal, é pois uma verdadeira heresia ver o nome deste homem pronunciado por alguém cujo único objectivo é atacar o líder escolhido e hoje respeitado pela esmagadora maioria dos sportinguistas, um homem que está a fazer o seu caminho de uma forma desabrida e corajosa, que tudo indica lhe irá garantir um lugar de destaque na história do Clube que ama tanto como o “Chico” amava, e que este artista se atreve a comparar a grupos de terroristas ou religiões fanáticas.

A coisa torna-se ainda mais revoltante quando o protagonista destes ataques é alguém que já foi funcionário do Sporting, salvo erro em dois períodos diferentes, deixando atrás de si um lamentável desempenho, revelador não apenas da sua incompetência, mas principalmente da condição de homem que se serve dos clubes, em vez de os servir. São estes que vivem à custa do futebol sem nada fazerem por ele, que Bruno de Carvalho apelida de chulos e que por isso se sentem tão incomodados e o atacam a torto e a direito.

Um pouco mais ao lado deste Janela, estava um tal de Figueiredo, outro artista fino, que em tempos foi dirigente do Benfica, mas pelo que eu me lembro o maior serviço que prestou ao seu clube, foi quando era director do Estoril, o que só por si diz tudo sobre ele.

Pois este Figueiredo para além de afirmar desejar que Bruno de Carvalho fique muitos e bons anos no Sporting, como se nós não percebessemos o incómodo que o Presidente leonino lhe está a causar a ele e a todos os que pensam como ele, ainda teve o desplante de explicar como é que se deveria ter resolvido o “caso carrillo”, que segundo ele era muito simples, bastava dar ao empresário a comissão que ele queria e estava feito.

Pois meu caro Figueiredo, eu e julgo que a maioria dos sportinguistas, estamos dispostos a perder todos os carrillos, danilos, cervis, maregas e outros mais que já foram ou que vierem, se para os contratar ou manter for necessário untar as mãos aos chulos que enriquecem à custa destes negócios, enquanto os clubes se afogam em dívidas incomportáveis, acabando alguns por definhar.

Jogadores há muitos, mas Sporting Clube de Portugal só há um e é nosso, pelo que dispensamos os palpites de gente desta laia, que infelizmente tem guarida e voz na imprensa ao serviço dos nossos inimigos, onde a boa vontade e a educação de Hélder Amaral até fica mal.”

http://www.forumscp.com/index.php?topic=20947.14780#ixzz3zJsTDuSN

 

Comentário feito por Lina Martins

*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos