12:35 Octávio irá fazer primeiro uma declaração e só depois responderá a questões

12:38 «Quando todos responsavelmente devíamos ter um comportamento responsável que podia permitir que este campeonato com emoção, jogos de grandíssima qualidade, com os nossos jogadores em vésperas de uma convocatória para a seleção nacional, com um ambiente de paixão que se está a viver, e não me lembro de há tantos anos, um campeonato merecer tantos estádios esgotados. E tudo isto devia fazer com que as pessoas responsáveis pudessem manter uma conduta de mais paz.»

12:40 «Mas há quem assim não pensa e voltam ao começo da temporada. E levantam coisas. Lembro-me dos SMS’s que foram uma comunicação trafulha. Nunca apareceram os SMS’s. E agora voltamos a toda uma intimidação e queixas aos órgãos jurídicos da FPF. Já se falou naquelas coisas da cebolada. Agora, incompreensivelmente, quando pessoas responsáveis deviam manter uma conduta de tranquilidade a todos os intervenientes, ao público, nestas duas semanas estamos a assistir a coisas que nos deixam muito preocupados. Nunca pensamos que as coisas podiam chegar a esta situação.»

12:42 «Veio da política e no futebol está a ter a mesma coisa. Colocam tudo em causa, não se acredita em nada nem em ninguém. E isto merece da nossa parte um reparo de indignação enorme. Tudo o que foi na semana passada em relação ao treinador do Sporting, à Doyen, em vésperas de um jogo importante, dérbi no Dragão. Isso não é ingénuo. Respeitamos os adversários, sejam com o FC Porto, com o Tondela ou com outro. Foi assim que fomos às Antas. Nas Antas o Sporting demonstrou aquilo que alguns tinham dúvidas. Exibição convincente, com personalidade, raça que é o ADN desta gente. Durante a semana tentaram desvalorizar isto e tentaram falar no árbitro. Este árbitro é o mesmo que não expulsou o Renato Santes e não expulsou o Argel por duplo amarelo. O Jardel, o Jardel.»

12:43 «Estão a tentar escamotear a nossa exibição. O nosso treinador disse isso mesmo. Este campeonato vai durar até ao fim, vai durar até ao fim. Contra o Vitória de Setúbal andaram a poupar jogadores. O André Horta não jogou e ninguém se surpreendeu? Houve alguma manifestação? Foi normal. Anormal é com os outros. Mas o facto mais saliente que exprime algo posterior de declarações que vieram a público é que a falta de vergonha ultrapassa todos os limites.»

12:45 «Dizer que se sabe o que se passa no balneário dos adversários é qualquer coisa que nunca se viu no campeonato português. Ou têm agentes infiltrados ou escutas. Alguém já ouviu no futebol português uma coisas destas. A partir de agora tudo é possível. Interessa é ganhar. Com estruturas que têm estes comportamentos, percebo melhor que nunca as declarações do Sérgio Conceição. Ele passou uma semana terrível. E ele disse que Portugal vinha abaixo se empatássemos ou ganhássemos aqui. O que leva alguém que já na primeira volta, em casa, tinha sido comido a dizer isto? Anda nisto há muitos anos. Passou pelo futebol belga, italiano. É uma pessoa séria. O que o leva a dizer isto? Poderá ser interpretado como algo que é fruto de um clima de terror, intimidação que está criado no futebol português e que atingiu o seu limite, vamos ver, nesta semana. E isto só tem explicação com o grande resultado do Sporting no Dragão, no Dragão. Em oito meses, perante um bicampeão e um FC Porto com um plantel rico, o Sporting trabalhou. O Sporting é muito mais que uma equipa de futebol. Em oito meses o Sporting conseguiu reconstruir a paixão e o orgulho. O leão voltou. Os jogos são um espetáculo.»

12:52 «Os adeptos estão envolvidos em casa e fora e acredita. E é isto. E o que nos opõe a isto? A criação de um clima de intimidação. Meus senhores, desejamos e vamos contribuir para que estas duas jornadas possam decorrer da melhor forma. Da nossa forma vamos tentar ganhar jogos. Não contem connosco para criar este clima mas vamos denunciar. Metem tudo em causa. Para isso não contribuímos. Olhando para o futebol inglês é isso que queremos. Tranquilidade nas nomeações. A tranquilidade é o pacto que temos. Vamos entrar em campo a respeitar os adversários, os seus treinadores. Aí contem connosco. Agora para esta tentativa de criação de factos fictícios.»

12:52 Vai começar agora a responder a questões dos jornalistas. Há rumores de que o Sporting dará 600 mil euros ao Marítimo para tirar pontos ao Benfica naquilo que está a ficar conhecido como o jogo da mala. O que tem a dizer sobre isto?

12:54 «Foi o senhor que levantou a situação da mala? Não lhe vou responder enquanto ele não mostrar os SMS’s. Não vou responder. Falam em 600 mil. Devem estar a confundir com os 600 milhões do BES. Mas isso são problemas de outros que têm de resolver. Não vamos contribuir para o ruído do coro angelical de S. Gabriel»

12:57 Como olha para as críticas à arbitragem?

12:57 «Desde que introduziram para o futebol a comunicação da política, que é desacreditar, desacreditar, desacreditar, estão a destruir a credibilidade desta indústria. E depois dizem que são inocentes. Falar de arbitragem não desacredita o futebol. É isto que se faz agora que se coloca em causa os treinadores, os jogadores. Esta comunicação não faz falta no futebol. Para isto não vamos contribuir. Se querem falar de novas tecnologias vamos contribuir.»

12:58 Tem algo a comentar sobre as poupanças de jogadores do Marítimo frente ao Estoril antes do jogo contra o Benfica?

12:59 «São opções do treinador do Marítimo. Também já vos falei do Vitória de Setúbal. Até o Dr. José Eduardo Moniz veio falar nisso. O Patrick não levou amarelo? Era obrigatório levar amarelo? Era?»

13:00 É possível os clubes regulamentarem as estratégias de comunicação?

13:01 «Sou contra a lei da rolha em qualquer atividade. Isso era no tempo da ditadura e ela já acabou. Eu não falo desta comunicação social. Esta é bem-vinda. Eu falo da outra que está a denegrir a imagem do futebol como o fez na política. Isso para mim não contribui para esta industria. Isso é o que estamos a fazer neste clube, valorização de ativos. Um era bicampeão, o outro era o FC Porto que queria ser campeão. Vão ter de levar connosco.»

13:03 «Hoje, claramente, ninguém tem dúvidas de que o Sporting é a melhor equipa. Ponto. Até o senhor Pinto da Costa admitiu isto. Temos a melhor equipa, a que joga mais, a que respeita mais. A nossa equipa empatou com o Tondela e nós não dissemos nada. O Vitória de Guimarães não pode querer ganhar? Então? Estamos focados nestas duas últimas jornadas. Fomos afastados da Liga dos Campeões como fomos e da Taça de Portugal como fomos.»

13:04 João Gabriel disse que o Sporting tinha influência nos jogadores do Marítimo que não alinharam. E falou no jogo da mala. Qual a sua opinião sobre esta declaração?

13:05 «O João Gabriel pode dizer o que quiser mas para mim não tem credibilidade nenhuma. Tem que mostrar as SMS’s. Enquanto não mostrar não tem credibilidade.»

13:06 O clima de contestação também vem de Bruno de Carvalho e dos seus posts no Facebook ou o presidente do Sporting não se identifica com este clima que acabou de criticar?

13:06 «Não sei das nomeações. O que penso e desejo é que o Conselho de Arbitragem perceba o momento em que estamos e que os árbitros possam ter tranquilidade para desempenhar a sua missão que as vezes é decisiva. O senhor presidente do Sporting toma as decisões que quiser.»

13:07 Este ruído de que falou afeta o balneário do Sporting?

13:07 «Já fizeram essa pergunta na semana passada e a resposta foi dada no Estádio do Dragão.»

13:07 Termina nesta altura a conferência de Octávio Machado.

(in ZeroZero)