Quando pensei escrever este post, pensava apenas falar sobre a questão que mais me incomoda: “A questão “avançada””,ou seja, como vai ser o nosso ataque na próxima época, mas como vi notícias que Ewerton e Naldo estarão na lista de saída, resolvi também falar de uma questão “mais atrasada”.
É um assunto que me anda incomodando e tive necessidade de partilhá-lo.
Daqui para baixo vou tentar não ter em conta a situação financeira do Sporting Clube de Portugal.

Começando pela defesa: Zeegelaar agrada-me e dado que a sua altura agrada a Jorge Jesus, não sei se a venda de Jefferson não seria correta, dando uma nova oportunidade a Jonathan Silva. De Schelotto digo o mesmo que de Marvin. Deviamos vender o João Pereira, pois não acho que acrescente muito, está velho e tem só mais um ano de contrato. Tentar vender o Miguel Lopes devido ao seu elevado salário (gosto do seu jogo e é do Sporting), manter Esgaio e tentar introduzir Riquicho aos poucos na equipa. No centro, manter Coates e vender Ewerton e Naldo. Trazíamos Douglas ou Conti (prefiro este segundo) e Tobias seria o 5º central. Para mim, Paulo Oliveira é titular de caras no lugar de Semedo (gosto bastante de Semedo e não me incomoda nada o seu enorme defeito), mas se for para Jesus o manter no banco, o melhor será vendê-lo.

Em relação ao meio-campo, acho que Mané deveria ser vendido e deveríamos emprestar Gauld, Podence, Matheus e Francisco Geraldes, apesar de serem todos jogadores que adoraria ver na equipa A. Iuri Medeiros deveria surgir como a grande aposta. Parece-me que Alan Ruiz veio já para prevenir uma saída do nosso João Mário, infelizmente. Vender Aquilani e Wallyson assumir o seu “lugar”. Adoro Paulista, mas devia sair ou ser emprestado e apostarmos em João Palhinha.

Vamos à questão que mais me interessa e sobre a qual tenho que expressar a minha opinião. Para mim, temos de vender um dos nosso pilares (Patrício, William, Adrien, J. Mário e Slimani). Adoro-os a todos, mas para mim Slimani tem de sair. Tem mercado em Inglaterra e sabemos que lá é onde o dinheiro é mais “mal gasto”, por isso é bem possível baterem a claúsula do nosso”matador”. Slimani já tem 28 anos e está no auge, custou-nos 300 mil e seria o nosso negócio do século. Spalvis tem características idênticas (além de ser mais móvel e mais tecnicista) e acho que nos pode fazer esquecer o argelino a curto-prazo. Tenho estado atento e desde que foi anunciado como jogador do Sporting, a sua forma começou a cair, já é raro marcar golos e no último jogo não foi titular. Ainda temos Barcos e devíamos vender Teo (jogador que gosto e em quem sempre acreditei) e comprar Bonatini. Em Janeiro teremos o Gelson Dala, que é o melhor marcador destacado do Girabola, guiando a sua equipa até ao primeiro lugar do campeonato neste momento.

ESCRITO POR Gonçalo Cerol
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]