O benfica ou vieira o que, para o efeito é a mesma coisa, têm no Brasil, concretamente na Cidade Mirasol (até o nome parece de ficção) Estado de São Paulo e desde 2008, um Clube de Futebol fantasma ou fachada, como lhe queiram chamar.

No relacionamento com a “parede do seu gabinete, vieira pode através da celebração de negócios consigo-mesmo, pagar comissões pela aquisição ou venda de passes de jogadores, pode comprar-lhe ou vender-lhe jogadores e pode receber dinheiros provenientes de Fundos, receber jogadores “à troca”, jogadores, treinadores, carros, apartamentos, quintas, bicicletas ou máquinas de tricotar, you name it.

O benfica de vieira tem um frasco de detergente para a máquina de lavar em Mirasol. “Brásiu”. Não está muito à mão mas, veio a lume.Também não há-de ser filho único, “penso eu de que”. Desta soube-se. Onde andam as outras, “onde anda você?” Na Noite? Nos bares? Onde anda Você?

Os negócios simulados constituem um mero “Ilícito Civil”. Desde que não prejudiquem ninguém, que não sejam celebrados para burlar terceiros, por exemplo, a única pena a que estão sujeitos é o da nulidade jurídica. Se prejudicam terceiros, constituirão os simuladores no dever de indemnizar. Tratando-se de um ilícito Civil e não Penal, não dá prisa, infelizmente.

Pode não ter outros efeitos, pode nem sequer estar a fazer fluir dinheiro da droga, do comércio de armas, do tráfico de seres humanos ou para financiamento de organizações terroristas.

(Aha!) América e Europa preocupam-se e vasculham no lixo. O terrorismo aterroriza mesmo e é fundamental secar-lhe as fontes de financiamento. Muitas (milhares?) contas bancárias, de onde sai e entra dinheiro sem destino óbvio, estão sob vigilância, independentemente do fim formal a que os fundos se destinem.

O Paradigma está por isso, a mudar. O Xico-esperto deixa de ser o ídolo a imitar e passa a ser o tratante a agarrar, interrogar, espremer, até sair o sumo, primeiro e, depois, os caroços.

Porém neste caso a vantagem competitiva que constitui o dinheiro com origem em “FUNDOS”, é disso que se trata, tem dois efeitos tenebrosos:

1. Cria ao benfica vantagens competitivas ilícitas à luz das regras da FIFA e da UEFA agora que foi proibida a partilha de direitos desportivos e foi excluída da acessibilidade de financiamento, aquela levada a cabo através dos chamados “Fundos de Jogadores” como a Doyen ou o fundo de Jorge Mendes, mesmo que sob forma simulada. O Twente fazia a mesma coisa. As notícias não explicam como foi identificada a origem do guito nem como se processava a movimentação de capitais mas, quem tem de saber, ficou a saber e as variantes possíveis, ainda que muitas, seguem um padrão passível de identificar noutros esquemas que, não podem ser muito diferentes.

Agora depois de despoletada a questão em Espanha, vai ser mais fácil com o conhecimento adquirido pelas Autoridades Europeias encontrar e identificar outros Clubes que, não são diferentes.

Por outro lado, servindo o “BRASA” de plataforma de transferência de dinheiro para pessoas, colectivas ou singulares, serve de lavatório para dispersão de débitos que, depois, regressam à Gestifut, por exemplo, sob a forma de capital adicionado à mistura pelos seus accionistas, para quem as verbas tenham sido transferidas, depois de passarem por diversos outros estádios da lavagem, como se de uma máquina de lavar carros se tratasse.

No Brasil ou noutras paragens, outros Clubes de outras e da mesma Nação têm clubes de futebol, sociedades de construção, de distribuição de produtos petrolíferos ou de lavagem de fachadas de prédios e, mormente, de consultoria (LOL).

Estas por sua vez são constituídas sob a forma anónima, com acções ao portador e essas, como calculamos estão bem guardadas em cofres e caixas de sapatos espalhadas por todo o Mundo nos mais diversos lugares

2. Os efeitos no tão propalado “Fairplay Financeiro” são devastadores porque a falta de fair play na área financeira constitui o factor mais importante de distorção da “Livre Concorrência” da paridade das partes nos negócios e consequentemente da Verdade Desportiva.O benfica fica assim qualificado como agente activo de da “Concorrência Desleal” e sob a alçada (inútil, em Portugal) da Alta Autoridade para a Concorrência” (nome do organismo regulador que só num País do terceiro Mundo poderia ter um tão pomposo nome.

Estas Altas autoridades Portuguesas são como os Presidentes dos Países Africanos: “General isto”, “Dr. aquilo”, Présidénté! Nunca nenhum deles obteve a formação Académica ou a fundamentação democrática que lhes atribua o grau militar, académico ou,a própria Presidência de um País. Aquilo que obtiveram foi na generalidade obtido pela força das armas, do banho de sangue, do genocídio e da banditagem sem escrúpulos, operada por organizações terroristas.

Os Fundos, sejam eles da Doyen sejam do Jorge Mendes (que supostamente não pode estar associado a nenhum mas, está, obviamente) só “dão um chouriço a quem lhes der um porco”. A unidade de conta para J.Mendes era de 15 Milhões mas, agora, para não dar nas vistas e porque começam a rarear os “clientes” resolveu diversificar para 25 Milhões, 35 Milhões, etc É de 10 em 10.

O benfica alinha em tudo isto. Podem as SADs falir e os clubes centenários desaparecer que, para Jorge Mendes e para o seu fundo ou para a Doyen e suas indecifradas fontes de financiamento, se trata, tão só, de “PINATS”

Os negócios simulados constituem “meros” Ilícitos Civis mas, quando têm o efeito de violar irremediavelmente a regulamentação emanada pelas FIFA e UEFA para a regulamentação do NEGÓCIO do Futebol, constituem ilícitos Desportivos, cuja punição é bem conhecida de todos como opera.

Eu quero o Sporting Campeão, o benfica na Segunda Divisão e o vieira na prisão.

ESCRITO POR Mário Tulio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam (esta semana existiram pratos de sobra, por isso estão a ser servidos hoje). Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]