Terminada que está a temporada 2015/2016 chegou a altura de coroar individualmente as grandes figuras desta época à moda da NBA…

MVP: João Mário
“João Mago”ou “Pantufas” foi encostado por JJ ao lado direito do meio-campo/ataque e correspondeu na perfeição! Muita classe, nervos de aço, qualidade no passe (11 assistências só Ruiz acabou com mais), dono de um excelente transporte de bola vai-se desviando dos adversários com aparente facilidade e nos grandes jogos foi sempre dos melhores “só” faltou aparecer melhor na finalização. Adrien e Slimani por esta ordem completam o pódio; Ruiz e Patrício o top 5.

Jogador defensivo do ano: Rui Patrício
Deixou de ser o capitão mas não deixou de liderar a defesa… Peça fundamental na melhor defesa da Liga, o Marrazes fartou-se de fazer defesa de alto nível, muitas vezes passam despercebidas, mas são muito importantes e merecem ser comemoradas como o são em Alvalade. Ficou-me na retina o jogo com o Marítimo nos Barreiros onde foi decisivo (sim a equipa do Marítimo sabe rematar à baliza!). Paulo Oliveira e Coates também estiveram muito bem como patrões da defesa na primeira e segunda volta e Naldo fez a melhor exibição que vi um central do Sporting fazer nos tempos recentes no Clássico em Alvalade.

“Rookie”: Gelson Martins
JJ disse em setembro que dos “miúdos” com quem trabalhou foi em Gelson que mais talento sentiu e na época de estreia o extremo não desiludiu e superou nomes como Ronaldo e Nani, em jogos e golos, comparando as primeiras épocas na equipa principal. Terminou a época em grande forma. Matheus Pereira também esteve em destaque especialmente na Liga Europa e foi titular no Clássico em Alvalade.

Jogador que mais evoluiu: Adrien Silva
Início de época sem William gerou alguma preocupação mas Adrien conseguia estar em todo o o lado… O capitão comandou o meio-campo esta época e mostrou ser o motor da equipa: regularidade impressionante, momentos de magia, a raça do costume, meia-distância tivémos um bocadinho de tudo naquela que foi certamente a sua melhor época. Slimani também teve uma evolução brutal!

Melhor suplente/12º jogador: Gelson Martins
Se a ideia era agitar o jogo através do banco Gelson era na maior parte das vezes a solução e por diversas vezes correspondeu acabando a época com 7 golos e 3 assistências (para o campeonato os 4 golos marcados foram em Alvalade). Aquilani também foi um jogador importante para gerir o meio-campo.

Melhor contratação: Brian Ruiz
A forma como tira os adversários da frente em “slow motion” é incrível, a somar há ainda os cruzamentos perfeitos (Slimani agradece), qualidade de passe, visão de jogo e a tranquilidade com que joga. Muita classe do costa-riquenho e um privilégio termos um craque destes em Alvalade…

Treinador do ano: Jorge Jesus
Uma Supertaça, máximo de pontos obtidos pelo Sporting, melhor defesa do campeonato, excelente futebol, luta até à última jornada, superioridade clara sobre os rivais nos grandes jogos, evolução da equipa e dos jogadores ( faltou meter o William a jogar o dobro), etc, afastamento da Champions e Taça nas condições que se viram…para ser perfeito era ganhar mais um jogo ou empatar no derby.

Melhor jogo
Sporting 3-2 braga

ESCRITO POR Illuminator
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam (esta semana existiram pratos de sobra, por isso estão a ser servidos hoje). Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]