O Estádio José Alvalade foi o palco escolhido para a segunda sessão de trabalhos de um projeto pioneiro que arrancou no início do ano com a colaboração do Sporting CP e que visa criar uma plataforma informática educativa, baseada na Psicologia do Desporto, para promover a integridade e para diminuir a prevalência da violência, discriminação, intolerância e viciação de jogos no mundo do desporto.

O “PsyTool Sport Psychology as a strategic tool for prevention and training on grassroots sports”, o título dado ao projeto, terá a duração de 24 meses e conta com a cooperação de cinco países, em conjunto com 15 instituições, entre as quais se destacam o nosso Clube e os espanhóis do Sevilha.

“Este é um pouco do histórico do Sporting. Queremos construir um modelo de responsabilidade social e que permita transversalmente com os atletas, com quem trabalha no Clube, familiares, funcionários e parceiros, criar sustentabilidade a todos. Queremos não só formar homens e atletas como também cidadãos do mundo. Achamos que há uma transferência de conhecimentos, uma partilha de resultados, que é benéfica a todas as partes”, explicou em conferência de imprensa o vice-presidente do Sporting CP, Carlos Vieira, que mais uma vez destacou o papel dos ‘leões’ na luta pela verdade desportiva.

Uma opinião partilhada pelo coordenador do projecto, José António Sánchez, da Universidade espanhola Pablo Olavide: “O objectivo é criar uma ferramenta informática baseada na psicologia do desporto para promover o ‘fair-play’ e não haver discriminação entre os jogadores de futebol. Pensamos que a educação de treinadores, pais, jogadores é o mais importante para que as condutas de violência desapareçam do mundo do desporto, especialmente no futebol”.

Este grupo de trabalho pretende ainda fomentar um “esforço colectivo, de forma a criar algo muito prático que permita diminuir a discriminação existente no desporto, já que todas essas situações têm impacto direto na Sociedade e no crescimento de Portugal”, salientou por último Ricardo Porém, responsável pelo Gabinete de Alto Rendimento da Academia.

Os resultados e conclusões do projecto serão apresentados no Congresso Mundial de Psicologia Desportiva, que terá lugar no próximo ano em Sevilha, e que mais uma vez terá o contributo da excelência ‘leonina’.