Começa uma nova temporada na nossa equipa secundária e com ela todas as mudanças naturais de um plantel que nunca está fechado, que pode sempre perder os melhores e que tem sempre de contar com jogadores do plantel sénior que precisem de ganhar ritmo. “Fechar” o mais possível esta equipa poderá ser uma das chaves do sucesso e fórmula para lutar pelo título, mas João Deus está consciente de que treina um grupo em constante rotação, sujeito a muitos apontamentos ao longo da época.

Assim, eis as novas caras a que devemos estar atentos ao longo da temporada:

– Pedro Empis, a crescer como lateral esquerdo, capaz de actuar no ataque, chega promovido da equipa de juniores. Terá a concorrência de Rúben Ribeiro, jogador que cresceu muito o ano passado, e o contratado Sulehe, também no seu primeiro ano de sénior.

– Guilherme Ramos, um dos esteios da equipa sub-19 e um dos jovens centrais a ter em conta nos próximos anos.

– Fidel Escobar, para muitos a maior promessa do Panamá, chega por empréstimo com opção de compra e esperemos que confirme tudo o que promete.

– Ivanildo e Diogo Nunes, já habituados a estas andanças do futebol sénior, deverão ser os titulares na primeira fase da temporada, no centro da defesa.

– Bubacar Djaló e Edu Pinheiro, as traves do meio campo defensivo que certamente terão muitos minutos.

– Fábio Martins, difícil dizer qual o futuro que o Sporting tem para ele pensado. Com a saída de jogadores como Rafael Barbosa e Geraldes, Fábio poderá acumular minutos como segundo médio e finalmente assumir-se na equipa B.

– Guima, médio ofensivo de 20 anos que cumpriu 39 partidas o ano passado, ao serviço da Oliveirense. Vem para ser opção na equipa B e para que o Sporting possa avaliar qual a sua utilidade a médio prazo. Muita curiosidade para perceber se consegue impôr-se.

– Luís Elói praticamente não jogou o ano passado e tem esta época uma oportunidade de ouro para figurar nas primeiras opções. O extremo prometia muito em 2014/15, temporada em que apontou 12 golos em 28 jogos, mas tem vindo estagnar com a falta de minutos.

– Ronaldo Tavares tenta afastar a desconfiança de que “não será mais do que isso” e até já começou a facturar pela equipa B. O possante avançado é uma das nossas maiores esperanças para a frente de ataque e não deverá ter dificuldades em marcar numa liga tão física. A frente de ataque deverá ser sua.

 

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)