Alcochete é, para muitos Sportinguistas, sinónimo de qualidade e de talento. Em 14 anos e um mês de existência, passaram pela Academia dos leões inúmeros jogadores e foi criada a base da actual selecção campeã europeia de futebol.

A casa da formação do Sporting Clube de Portugal é uma referência a nível mundial, disputando com De Toekomst e La Masia o lugar de melhor Academia do mundo, algo que deixa orgulhosos todos os Sportinguistas e muitos dos portugueses que vivem de forma sã o futebol.

Contudo, e tendo em conta que o Sporting é muito mais do que futebol, deveria pensar-se em criar-se as mesmas condições para captar e criar talento em outras modalidades. Em Alcochete, e tendo em conta os terrenos circundantes à Academia de futebol, podia ser criada uma verdadeira cidade do desporto leonino, algo que só traria prestígio ao clube e qualidade ao desporto português.

O atletismo do Sporting é um bom exemplo da importância do clube no panorama desportivo nacional. Nomes como Carlos Lopes, Rui Silva e Obikwelu (todos atletas medalhados em Jogos Olímpicos) são referências nacionais, e a procura e a formação de novos atletas deverá ser um dos rumos a seguir pelo clube. A criação de um centro de treino com pistas de tartan, pistas de saltos e todos os equipamentos necessários para a prática da modalidade era algo que iria melhorar o nível dos atletas do clube e destacar ainda mais a importância do Sporting como a maior potência desportiva a nível nacional.

É dado garantido que um investimento desta envergadura teria custos muito elevados e que o Sporting é um clube que devido à má gestão “Roquettista” não tem verbas para construir uma obra desta dimensão; contudo, se há alguém que nos habituou a fazer tudo aquilo que era visto como impossível, esse alguém é Bruno de Carvalho, e, como tal, o sonhar nada custa.

Menos dispendioso mas igualmente interessante seria a construção de um campo de futebol de praia dentro da Academia, ajudando Madjer (melhor jogador do mundo e das maiores lendas da modalidade) e restantes colegas a ter uma ligação mais próxima dos Sportinguistas. A criação deste campo e de respectivas bancadas para o público permitiria também o seu uso por parte da selecção campeã do mundo da modalidade.

Resumindo, e tendo em conta que o sonho do pavilhão está prestes a ficar concluído, o Sporting poderá ter aqui uma oportunidade de ir lentamente criando as bases que lhe permitirão continuar a ser a referência desportiva neste país que ultimamente se habituou a ganhar títulos europeus e mundiais.

 

Texto escrito por em Vítor Miguel Gonçalves em Bola na Rede
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na blogosfera verde e branca