O defeso, como sempre, tem sido vivido de diversas formas entre nós. Porém, a forma mais fácil de olhar para ele é a através da relação lacunas/contratações. Nesse sentido, é notória a existência de lacunas, sendo as mais evidentes, a falta de um lateral esquerdo com qualidade para fazer um upgrade ao que temos e uma alternativa ao Slimani.

O exercício que eu proponho é analisar a actuação do clube no mercado de uma forma diferente. Antes de mais, há algo que tem de ficar claro: Clubes que se antecipam e contratam jogadores de qualidade semelhante ou superior aos jogadores que têm não são mais competentes, simplesmente têm dinheiro para fazer essa operação naquele determinado momento ou gozam de condições privilegiadas para tal. O Sporting pode fazê-lo e fê-lo este ano mas apenas com outro tipo de jogadores mais propriamente jovens com potencial como foram os casos de Spalvis e Alan Ruiz contratados ainda antes da época acabar (e o Alan custou uma nota) O resto teria sempre de vir com vendas.

É preciso, no entanto, contextualizar tudo isto. BdC disse várias vezes que nenhum titular estava à venda e o próprio treinador, ao que parece, só está preparado para perder um. Na última entrevista, BdC já abriu a porta a propostas irrecusáveis, provavelmente porque estava a negociar algumas. E, à data de hoje e já com uma jornada decorrida, continuamos a ter a contribuição de 4 campeões europeus e de um grande goleador do futebol actual, o que me diz que a intenção está a ser cumprida à risca. Eu entendo perfeitamente. Termos 4 campeões europeus a envergarem a nossa camisola na Champions torna-nos mais fortes e mais respeitados. Abdicar disto, só mesmo por um grande camião de dinheiro.

Por outro lado, acho um bocado prematuro analisar de forma definitiva as contratações neste momento. Como acontece sempre, só aparecerão mais tarde, se aparecerem, sobretudo porque a forma de trabalhar de Jesus implica muita capacidade de aprendizagem rápida e nem todos aprendem à mesma velocidade. Não excluo a hipotese de, mais à frente, um patinho feio como Petrovic venha a ter mais importância do que alguém que já nos caiu mais no goto como Meli ou Alan Ruiz. Daqui a uns meses tudo isto pode mudar e a prova é Bruno Paulista que parecia descartado e acabou por entrar no primeiro jogo.

Olhemos então para as lacunas. E começo por dizer que, apesar de existirem, não sei se serão assim tantas. Depende um bocado da forma como as vemos. Da equipa titular que bateu o record de pontos saiu apenas Teo e para o seu lugar entrou Alan Ruiz. Se recuarmos um ano, neste momento, Teo já nos estava a dar uma Supertaça…à Teo (com o seu movimento típico aprendido em criança a jogar flippers). Mas depois disso? Desapareceu. Portanto, ao Alan basta-lhe jogar praí 20 min em todos os jogos até ao fim para jogar mais tempo que o Gloria a Dios. E basta-lhe marcar um golito de vez em quando ou meter umas assistencias para ser melhor, sobretudo na primeira volta. Depois na segunda tinha de dar ao pedal. Mas, como sabem, tenho algo que me é muito querido no cepo, logo, tenho mesmo que dizer que ele vai mesmo explodir. E já começámos a ver “coisas” na estreia. Quanto a titulares, estamos conversados. Vamos então aos suplentes. Tirando o PL, todas as posições têm alternativas, podemos é gostar ou não delas. Por exemplo, eu acho que nenhum dos laterais esquerdos que temos serve. Nem Jefferson nem Marvin (mas conheço pessoal que gosta) Bruno César só desenrasca. Mas acho que, por exemplo, devia ser dado ao Jonathan uma oportunidade porque tem todas as características de um lateral moderno: ofensivo, com bom cruzamento, bom remate e agressivo. Por outro lado, acho que temos melhores alternativas para o miolo do que tínhamos o ano passado. Ter Petrovic e Paulista para 6 é diferente de ter Aquilani ou recuar Adrien. Ter Meli é diferente de ter (este) Aquilani. Continuar a ter Gelson e ainda lhe juntar Iuri é um upgrade. O mesmo se passa do outro lado com Matheus e Bruno César. A 2 avançado, como disse, temos Alan Ruiz e ainda integrámos um miúdo que tem tudo para ser especial.

Posto isto, tudo se resume ao PL. Sobretudo quando se fala em tantos nomes e não chega nenhum. Mas esse PL já cá estava (Barcos) e tenho para mim que Jesus só desistiu dele muito recentemente. E, quer queiramos quer não, Slimani é dono do lugar. Mas que fique claro, a lacuna existe e tarda em ser colmatada. A meu ver, existem duas razões: Slimani e João Mário. A contratação da alternativa ao PL titular depende directamente da venda ou não do argelino. Se investimos mais agora (sobretudo a nível salarial) se Slimani sair, ficamos sem espaço para integrar outro “igual” ou “melhor”. Se investimos pouco, corremos o risco de ser mais um Spalvis (que pode ter futuro, mas nunca seria opção agora) mas também pode ser um Slimani. O que fazer então? Esperar se Slimani sai e, no entretanto encontrar um bom negócio de oportunidade. Depois, há João Mário. A tal antecipação que falei acima, dependeria desta venda. Como ainda não aconteceu, continuamos à espera. E, a meu ver, bem. O United começou o primeiro jogo sem Pogba, o Real sem Ronaldo, o Barça sem Neymar…ninguém tem o plantel fechado nesta altura. Nem sequer estes gigantes que até têm dinheiro para se antecipar.

Agora, ninguém me convence que ficando JM (ou qualquer dos titulares) estaremos mais próximos do título. E se ele sair ficaremos mais fracos. Disso não tenho dúvidas nenhumas. O dinheiro faz muita falta, é certo. Mas não faz mais falta que um campeonato. E o JM pode sempre ser bem vendido se mantiver o seu rendimento. Ou não…amuar e não jogar.Tudo isto comporta riscos. Mas o nosso risco é manter os nossos bons jogadores, o dos outros é gastar dinheiro que uns não têm e outros precisam de lavar. Não vender JM por 40 ou 45M não significa que a sobrevivência do clube esteja em risco. Significa “apenas” que se perdeu uma oportunidade fantástica para ganhar liquidez e, consequentemente, uma oportunidade única para pagar dívida, investir e continuar a crescer. Pessoalmente, se isto acabar assim e soubermos os dados todos vou considerar isto quando formos a votos. Eu continuo a querer um caminho de sustentabilidade e vendas desta ordem tornam o futuro bem mais tranquilo. Mas saber os dados todos implica, sobretudo, saber as formas de pagamento. Não me interessam 100M pagos em 10€ durante 10M de anos. Mas também sei que ninguém liquida valores destes a pronto nesta vida. E também me causa alguma estranheza que tudo esteja “a ser feito” para ele ir para o Inter. Um jogador destes tem mercado em todo o lado mas, curiosamente, só se fala do Inter. O que só interessa a uma das partes.

Para finalizar, eu vejo o copo meio-cheio. Com os campeões europeus e Slimani, bem mais que meio. No entanto há riscos. Não só em não vender um titular bem vendido mas também de o vender bem e colmatar mal a lacuna.

* todas as sextas, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!