O Sporting é o clube português com os adeptos mais comprometidos com a sua instituição desportiva. De acordo com o estudo efetuado pela Universidade Europeia, em parceria com o SAPO Desporto, o emblema leonino apresenta o valor mais alto – numa escala de 0 a 10 – no que toca ao compromisso de adeptos para com o clube.

Com 9.2 em 10 o Sporting ficou na posição cimeira, ligeiramente acima do Benfica e do FC Porto. Os adeptos leoninos são, segundo a Universidade Europeia, os adeptos mais ‘ferrenhos’ em Portugal. Depois de analisar todos os dados que foram fornecidos pelos leitores do SAPO Desporto, a Universidade Europeia colocou o Benfica e o FC Porto um pouco abaixo. ‘Dragões’ e ‘águias’ ficaram pelos 9.0 em cada 10 no que toca ao compromisso com os respetivos clubes.

Num estudo pontuado por muitas semelhanças, a Universidade Europeia chegou à conclusão de que os ‘três grandes’ apresentam dimensões semelhantes com exceção de sentimento de pertença. Neste campo, os adeptos do FC Porto consideram-se mais ligados ao clube enquanto parte integrante da cidade. Com efeito, 7 em 10 adeptos consideram que o FC Porto é um símbolo do Porto. Em Lisboa, este valor é mais baixo. Tanto com Benfica como Sporting os números baixam. Apenas 5.5 em 10 consideram que o respetivo clube faz parte da cidade de Lisboa.

O estudo da Universidade Europeia coloca o Benfica como o clube com mais adeptos, mas é o Sporting que tem maior percentagem de sócios. Em termos de números, considerando a amostra fornecido durante os questionários feitos na página do SAPO Desporto, os ‘encarnados’ detêm 45% da amostra dada. O Sporting ‘recolheu’ 28% dos utilizadores enquanto que o FC Porto se ficou pelos 18%. O restante está dividido pelos outros clubes portugueses.

Comum aos três grandes está o sentido de rivalidade. Grande parte dos adeptos que participaram no estudo destacaram as rivalidades entre clube com valores altos. Nos três casos, mais de 9 em cada 10 adeptos reconhecem que as rivalidades entre clubes existem e que são de elevada importância.

O estudo da Universidade Europeia teve como amostra os utilizadores do SAPO Desporto que participaram no inquérito. A amostra integrou 1.505 questionários válidos recolhidos no site entre os dia 28 e 29 de Julho de 2016.