É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal – Fruta Clube do Porto
18h00
Estádio José Alvalade

Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Dia de Sporting, dia de clássico, dia de sol. Cerca de 24 graus à hora do jogo, a pedir que todos vistamos a verde e branca e enchamos Alvalade! O vulcão vai voltar a rugir, unido para empurrar a sua equipa rumo à primeira liderança isolada da época!

A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O fcp chega a Alvalade motivado pela vitória alcançada em Roma, que lhe valeu a entrada na fase de grupos da Champions. Para uma equipa em formação e a assimilar as ideias do seu treinador, foi de notar a boa entrada em campo, pressionante, mas também é bom não esquecer os calafrios que os azuis e brancos passaram a jogar contra 9 adversários. Essa é, aliás, a imagem que fica dos quatro jogos oficiais disputados até ao momento: o 4-3-3 tripeiro ainda está longe de estar oleado e de ser capaz de manter o equilíbrio ao longo dos 90 minutos, nomeadamente nas transições defensivas.

Este homem é um Mister!
A vitória alcançada em Roma desatou o nó que Nuno Espírito Santo tinha entre as pernas, algo que se notava na forma nervosa como abordava as conferências de imprensa. É um treinador à procura da afirmação pessoal, equilibrando-se sobre a linha que separa a etiqueta de “aquele gajo que o Mendes levou para Valência depois de uns floreados em Vila do Conde” e a etiqueta de “aquele gajo que encostou o Brahimi e o Aboubakar e conseguiu alcançar aquilo a que se propôs”.

Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
É impossível falar deste fcporto e não falar em André Silva, o jovem avançado tem tudo para ser o presente e o futuro ponta de lança da selecção nacional. Casillas é um guarda-redes que gosta de aparecer nos grandes jogos. Otávio (provavelmente o jogador que mais se faz às faltas em Portugal) e Corona são perigosos se puderem ser lançados em velocidade. Layún dava-nos um jeito do caraças no lado esquerdo da defesa.

A vantagem de ter duas pernas!
Um centro de defesa que tenha Marcano jamais será um centro de defesa seguro (ainda para mais quando o parceiro do lado está a tentar ambientar-se). Alex Telles, um lateral esquerdo que custou mais de 6,5 milhões, destapa várias vezes o seu corredor. André André dará porrada por ele e pelo lesionado Maxi. E um gajo não consegue deixar de sorrir quando pensa que os azuis e brancos deram 11 milhões por 60% do passe de um tal Adrian Lopez.

E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Jorge, este é daqueles jogos onde os pormenores farão toda a diferença e um desses pormenores será a batalha do meio-campo. Se o adversário tem Danilo, André André e Herrera, nós temos William, Adrien e… sim, estou curioso para perceber quem, na ausência definitiva de João Mário, vai fazer aquele movimento da ala para o miolo, ajudando a não perder essa zona fundamental. Será que vais lançar Meli? Será que vais deixar tudo na mesma, pedindo a Gelson para infernizar a vida ao Telles e tentando obrigar Danilo a colar-se ao centrais, para vigiar Alan Ruiz?
Tanta pergunta, tanta pergunta, naquilo que te dá mais prazer: a dança táctica e a possibilidade de mostrar a superioridade enquanto treinador. E superioridade é, precisamente, aquilo que sinto que vamos mostrar enquanto equipa, até por todo um processo que vem sendo trabalhado há um ano. Atenção, também, às bolas paradas, pois a defesa azul é má a posicionar-se nesses lances, mas consegue criar perigo na área adversária. Ah, só mais uma coisa. Tenho ouvido sublinhar que o fcPorto vem a Alvalade embalado pelos 0-3 de Roma, mas acho que estão a esquecer-se de algo: hoje jogam contra nós!
SPOOOOOOOOOOORTING!!!

Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal – Fruta Clube do Porto    1