Enquanto formos seguindo as notícias de hoje lembrem-se de uma coisa: só é oficial quando há foto do bacalhau. É que as próximas horas vão ser uma espécie de rodízio de contra-informação e malta a “pescar” cliques, meios de comunicação a capitalizar audiência e até “insiders” a fazer favores a terceiros. Vai ser, como é sempre, um autêntico bacanal de Breaking News, Alertas CM e Notícias de Última Hora, comentados e esmiuçados por profissionais que não têm “tempo para confirmar a veracidade das notícias”.

Confesso que sinto mais receio que excitação e é muito fácil explicar-vos porquê. João Mário, Slimani, Adrien são jogadores fantásticos e embora o dinheiro também não lhe fique atrás, não sei (ninguém sabe) o que vale Bas Dost, Castaignos, André, Elias e todos os outros que chegam em substituição. Rafa seria diferente, mas também seria muito diferente na conta para pagar e na minha opinião, comprar para provar que se pode…é um hábito que reconheço mais aos nossos rivais e à sua necessidade de andar a dizer aos seus adeptos que têm contas bancárias muito grandes.

Aconteça o que acontecer, este será um Verão para recordar. O Sporting entrou definitivamente no high roll do mercado de transferências e mesmo que seja como vendedor, é um pé nas mecânicas de movimentação de capital onde temos de estar se quisermos avançar para o próximo nível de Sporting. O lirismo de um Sporting made in Alcochete é varrido neste Agosto como quem sacode um tapete e tão cedo não ouviremos frases como “queremos ser o Ajax ibérico” ou “o Sporting é um clube formador/vendedor”.

Ponto final no arquétipo de modelos já utópicos em que os atletas atravessavam os escalões de formação, chegavam à equipa principal e permaneciam ad eternum na equipa, quer fossem bons, muito bons ou mesmo muito bons. A saída de Adrien e João Mário (William não tardará) põe fim à ilusão de muitos que sonharam com um Sporting campeão, com base no trabalho de Alcochete. Não dá. Quando são bons, valem dinheiro, quando valem muito dinheiro querem sair e querem muito sair…os próprios jogadores estão pouco preocupados se foram formados na Academia ou se o Sporting os valoriza, o dinheiro chama e (quem os condena) eles seguem-no.

A grande esperança está na capacidade de usar bem o dinheiro recebido e muito racionalmente substituir as peças perdidas. Não com remendos (que me parece o caso destes dias) mas com jogadores que a curto médio prazo consigam atingir o patamar dos que lhes deram lugar. Acima de tudo é no scouting que concentra a solução de um clube vendedor que quer ganhar títulos. Há clubes que o conseguem, a maioria espalha-se ao comprido e desperdiça as verbas em enganos e prejuízo, em encher a marmita a empresários na tentação de ir ao 1º mercado de atletas…não entendendo que a roda do dinheiro só gira para um dos lados. Imaginem uma cadeia alimentar. O Sporting está lá para cima, mas não está no topo. É predador, mas não caça acima do seu porte, nem deve tentar fazê-lo.

Por isso, o melhor que vos posso aconselhar é: expectativas moderadas, terço nas mãos e F5. Seja o que Bruno puder (e o que o Varandas deixar).

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca