A Academia Sporting de Nelspruit, na África do Sul, é já a terceira no país e a sexta no continente africano. Nem por isso, no entanto, os sul-africanos que vivem na região têm deixado de expressar a alegria pela aposta do Clube leonino, numa cidade que fica somente a 100 quilómetros de Moçambique. João Gomes, considerado o sócio verde e branco do ano e habitante na África do Sul, explica por experiência própria o que significa a criação desta escola leonina.

“Acho que é uma paixão o que sentimos pelo Sporting CP e é um orgulho olhar para estas crianças, a maioria sul-africanas, e vê-las com a camisola verde e branca. Muitos querem ir a Alvalade ver jogos do Clube, falam disso regularmente”, começa por contar, dizendo também que este é apenas o início do projecto de expansão do Sporting CP: “Se formos ambiciosos é muito difícil dizer que a missão está cumprida. Para mim só se iniciou agora. Enquanto pudermos crescer, vamos fazê-lo”, termina.

Também Luís Roque, membro do conselho directivo ligado à área dos projectos internacionais do Clube, explicou o porquê desta nova Academia ter sido construída em Nelspruit e deixou a antever mais iniciativas do mesmo género num futuro próximo. “Todo o ambiente à volta, a natureza, torna muito difícil ter uma escola de futebol num ambiente com este enquadramento. Há uns anos tínhamos uma escola exterior e hoje já é a sexta escola em África. Isso mostra muito do que o Sporting CP quer fazer junto das comunidades estrangeiras. Às vezes vemos aqui pessoas que não falam português mas já dizem Sporting, Sporting, Sporting. Isso é excepcional. A nossa ambição é tremenda. Só nesta época queremos abrir mais dez projectos destes”, afirmou Luís Roque.