Os Portland Blazers vinham de uma autêntica revolução com a saída de 4 titulares na época passada (LaMarcus Aldridge, Wesley Matthews, , Nicolas Batum e Robin Lopez) mas mesmo assim foi presença nos playoffs obtendo um surpreendente 5º lugar, só sendo eliminada pelos Warriors, depois de ultrapassar os Clippers.

Com a saída de Aldridge, Lillard assumiu-se como o “líder” da equipa (média de 25,1 pts e 6,8 ast) e contou com a colaboração de CJ McCollum ( 20 pts de média) que foi considerado o jogador que mais evoluiu permitindo aos Blazers acabarem com o 6º melhor ataque. Defensivamente é que têm existido muitos problemas… Mas o elenco jovem que foi reforçado por Evan Turner, Nappier e Ezili promete ser uma ameaça para o futuro mas também no imediato!

Outra equipa que também pode surpreender e com um elenco jovem mora em Orlando. Os Magic, sofreram um grande revés com a lesão de Payton (chegaram a estar em 4º lugar) e pagaram também a fatura de alguma inexperiência e foram muitos os jogos em que tremeram no 4º período, originando derrotas desnecessárias, algumas em “overtime”. A saída de Oladipo foi a grande perda desde verão. Por outro lado, Ibaka, Byombo, DJ Augustin e Jeff Green (grande contrato que conseguiu! ) vem também no sentido de melhorar a equipa e também conferir alguma experiência e físico. Vucevic continuará a ser o grande destaque mas certamente que os companheiros vão contibuir (na temporada passada foram 5 os jogadores com 10 ou mais pontos) e os sub-23 Fournier, Payton e Gordon vão querer provar o que valem. A meta deverá passar por atingir pelo menos os play-offs.

De lamentar a lesão do Khris Middleton, dos Bucks, que com uma lesão na coxa vai parar 6 meses ou seja vai perder esta temporada! E parece que a situação do Chris Bosh também está complicada…