Fim de semana perfeito para a nossa formação, apenas com vitórias e muitos golos para ver e rever no que resta até que joguem outra vez.

Os juniores deram cabo do Belenenses, ainda que tenham tido dificuldade em quebrar a teia defensiva adversária, vencendo por 3-0. Um fantástico golo de Elves Baldé e duas finalizações à “goleador” de Pedro Marques. Estão a crescer a cada semana e os processos são cada vez mais uma realidade.

Os juvenis venceram a Naval por 8-0 numa demonstração de classe de Bernardo Sousa, Tiago Rodrigues e Diogo Brás. Um jogo sem grande história e em que ficou bem patente a diferença entre as duas equipas em campo.

Já os Iniciados, foram ao Seixal interromper a festa de comemoração dos 10 anos da Caixa Futebol Campus, que trouxe ao mundo do futebol jogadores como Andre Carrillo, David Luiz e Nelson Semedo. 1-0 bastou, foi um jogo complicado e sofrido, com muito espírito de sacrifício, mas em que fomos merecidamente felizes. Os mais pequenos têm demonstrado qualidade e prometem luta até final a cada jogo.

O destaque esta semana terá de ir para aqueles que me parecem os mais maduros e prontos jovens da nossa incrível fornada (fascinante a quantidade de talento que encontramos nas 3 equipas).

Todos nós nos orgulhamos de poder ter assistido a vários meio-campos compostos essencialmente por jogadores formados nas nossas escolas. A história não é de agora e tem vindo a dar ao mundo jogadores como Hugo Viana, Moutinho, Veloso, André Martins e, claro, os mais recentes William, João Mário e Adrien. Uma parceria que nos deu mil alegrias e espantou a Europa no último Verão.

Procurar os seus seguidores será sempre uma tarefa ingrata e pouco provável de se repetir, mas para já acompanhamos com entusiasmo o crescimento de Francisco Geraldes e João Palhinha, justos herdeiros tenham eles a oportunidade devida. Djaló estará noutro plano, mas acredito que tem potencial para muito mais.
Miguel Luís, Pedro Ferreira, Daniel Bragança e Bruno Paz não são mais que jovens na flor dos seus 17/18 anos que procuram afirmar-se nos escalões jovens do Sporting. Todos têm tudo ao seu alcance para chegar à equipa principal assim que cumpridos todos os degraus. Apenas podermos afirmar tal coisa é um luxo, tendo em conta que todos militam na mesma equipa semana após semana.

Daniel Bragança, no Sporting desde os 7 anos, cumpriu grande parte da sua vida ao serviço do nosso clube. E isso percebe-se numa simples entrevista, acabado de se sagrar campeão de juvenis. Um capitão, com uma qualidade fora do normal e com um sentido de Sporting que nos deve orgulhar.
Miguel Luís entrou na Academia aos 10 anos e tem feito parceria com Daniel quase desde esse momento. Juntos comandam as operações, constroem o jogo e gerem os tempos.
Um ano mais velhos temos Pedro Ferreira e Bruno Paz, dois médios defensivos de grandíssima qualidade e com um sentido táctico invejável. Bruno Paz, que vai alternando entre B e juniores e actua muitas vezes a lateral ou médio-ala, chegou com 13 anos às nossas escolas e tem vindo a ser unanimemente elogiado ano após ano. A temporada passada foi um dos melhores a nível nacional, juntamente com Pedro Ferreira, e possivelmente o melhor duo do Sporting durante todo o ano. Pedro, chegado também com 13 anos, é sinónimo de ocupação de espaços, classe e poderio físico. A calma e compostura, a maturidade e capacidade de passe, fazem dele a maior promessa portuguesa naquela posição.

Saibam todos ter a cabeça e a calma que necessitam. Saiba o Sporting construir o seu futuro com estes nomes.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)