Caros amigos, por motivos profissionais, jogo nos Açores e tal… não foi possível acabar o petisco a tempo para sexta-feira, pelo que hoje vamos fazer um dois em um! Analisamos os dois jogos passados, Fafe em casa e Sp. Horta fora e ao mesmo tempo perspectivamos o embate de hoje, dia 28 Setembro, em Braga contra o ABC.

Vamos então começar pela análise às duas vitórias leoninas. Primeiro defrontamos no Casal Vistoso (ainda com pouca gente) o Fafe e vencemos por esclarecedores 34-22 com 17-10 ao intervalo. Num jogo com pouca história, o Sporting entrou forte e determinado fazendo um parcial de 4-0 o que levou à paragem do jogo pelo treinador do Fafe, prof. José António Silva. A paragem foi proveitosa e o Fafe conseguiu reduzir a vantagem dos leões para um golo (5-4) aos 14 minutos, mas o Sporting voltou a acelerar e a repor a diferença de 4 golos em 3 minutos. A partir daqui o resultado nunca mais se aproximou e foi ganhando volume até aos 17-10 do intervalo. A segunda parte foi um gerir do esforço dos nosso atletas, possibilitando ao treinador  Zupo dar minutos a todos rodando e bem o plantel.

No passado dia 24 Setembro, deslocámo-nos à cidade da Horta para defrontar o Sporting local. O jogo começou com o resultado equilibrado, merecê do pouco acerto na finalização pelos jogadores leoninos. Nos primeiros 10 minutos só fizeram 4 golos,  e nos segundo 10 minutos foi ainda pior só conseguindo 2 golos o que levou a um surpreendente  4-6 quando Zupo pediu o seu time out. Até ao intervalo a situação não melhorou ofensivamente e prova disso são os escassos 11 golos marcados na primeira parte, tendo ficado o resultado em 9-11 ao intervalo, favorável aos Leões de Lisboa. Ao intervalo a intervenção de Zupo só podia ser feita no sentido de alterar as coisas (no ar andava o empate da época passada com certeza) mas o ínicio da segunda parte não foi muito diferente com mais um livre de 7 metros falhado e só a partir dos 35 minutos o Sporting acertou com a finalização e foi alargando o resultado chegando a 11-15 aos 40 minutos e depois aos 8 golos de diferença, com 14-22 aos 50 minutos. Os restantes 10 minutos serviram para garantir que o resultado não se voltaria a aproximar e no final tivemos uma diferença de 9 golos 18-27.

Até agora o Sporting a apresenta tantas vitórias como jogos realizados. Hoje pelas 21:00, no Pavilhão Flávio Sá Leite em Braga, iremos acertar o nosso calendário com a realização do jogo referente à 4ª jornada, ABC – Sporting.

Esta é a equipa mais forte que os leões irão enfrentar de entre todas as que já jogaram. O adversário é o atual Campeão Nacional e vencedor da Taça challenge na época passada.  O plantel do ABC quase não sofreu alterações, de realçar a saída de Fábio Vidrago para po SLB e o regresso de Dário Andrade para a ponta esquerda.

O ABC apresenta um jogo muito criativo, assente na qualidade do seu central, Pardro Seabra, e na mobilidade da sua primeira linha, muito bem secundada pelos pontas, que são excelentes finalizadores.

Com um defesa alta e profunda conseguem criar muitos problemas aos ataques adversários, contando para isso com os bons desempenho de Humberto Gomes, um guarda redes experiente e de elevada qualidade.

Espera-se um jogo equlibrado, onde a qualidade do trabalho defensivo terá de ser a base para se poder sair em contra ataque e depois manter um ataque organizado que seja móvel e obrigue a defesa contrária a trocas permanentes.

O Sporting terá de entrar forte e determinado, procurando dar profundidade ao seu 6:0 defensivo, de modo a obrigar Pedro Seabra a jogar longe dos 6 metros onde a sua capacidade técnico táctica ofensiva pode fazer moça. Ainda na defesa é importante anular a capacidade de finalização dos pontas, principalmente do lado direito onde Miguel Sarmento atravessa um bom momento. Em caso de vitória o Sporting ascende ao primeiro lugar da tabela com 15 pontos onde encontrará o FC Porto, que após a vitória sobre o SL Benfica se isolou no comando da prova.

 

*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”