“Tinha um discurso preparado para esta que provavelmente será a última AG antes das eleições. Mas decidi altera-lo. Disseram me que este seria o pior momento para ter esta reunião magna e que eu não merecia isto. Eu penso o contrário, é nestes momentos de mais dificuldade que devemos ter a oportunidade de dar a cara.

Um pavilhão a terminar, modalidades ao rubro com vitórias expressivas, o futebol de formação a mostrar o seu valor e o futebol sénior quando estávamos a beira de alcançar uma goleada a deixar-nos ontem num assombro que nenhum sportinguista esperava nem merecia.

Existe quem queira saber de quem é a culpa…. se da defesa, se da equipa toda, se do treinador, se do árbitro…. não vale a pena perdermos mais tempo nessa procura, já nos basta o sentimento de desalento que todos temos. A culpa é minha! E digo-o com toda a convicção.

Não podemos ser só os líderes para as coisas boas, temos de saber assumir as nossas funções e responsabilidades e ter a coragem para com muita calma e cabeça fria refletir e tirar as devidas lições e ilações. Assim o farei.

Mas que fique claro a todos, dentro e fora do nosso Clube, que apesar da reflexão necessária, uma coisa não tenho qualquer dúvida, que mantenho uma confiança total no trabalho sério e de grande qualidade que está a ser feito e naqueles que escolhi para me acompanharem neste projecto de colocar o Sporting Clube de Portugal no lugar de onde nunca deveria ter saído: ser campeão!

Mantenho por isso uma fé inabalável que o faremos já esta época, com a ajuda da tremenda Onda Verde que cada vez está maior e mais punjante!

Mas a verdade neste momento é que compreendo perfeitamente o estado de desalento e tristeza que vos invadiu.

Seria hipócrita, apesar de saber que estas palavras vêm num momento muito difícil, se mesmo assim não vos pedisse que continuem a apoiar, com a mesma paixão e fé, a nossa equipa. Continuem a ser o tão importante 12 jogador e serão por isso recompensados, não tenho disso qualquer dúvida.

Quanto a mim aceitarei, já com uma mágoa que me sufoca, todas as críticas e ataques que me quiserem fazer.

Os meus pés continuam bem assentes na terra, o caminho para a excelência continua a ser perseguido. Temos de melhorar, de crescer, de fazer mais e melhor? Claro e até ao meu último dia neste Clube assim o exigirei. Este é um custo de crescimento que temos de saber viver e ultrapassar. A recriação da alma de campeão que nos abandonou faz mais de uma década.

Dentro do nosso projecto não há mais espaço para falhas e todos temos essa noção. Que fique claro que apesar de todo este sofrimento de hoje, vivemos uma maratona e não podemos nem vamos desistir de a vencer.

Eu assumo as minhas culpas mas não permitirei qualquer atitude contra a equipa que tem de se concentrar em ultrapassar os seus erros e a exponenciar as suas virtudes.

Repito, este é o custo a pagar para criar uma cultura de campeão que tem de estar sempre presente e que o iremos conseguir agora, perdurando para o futuro!

Aos ataques internos se os mesmos forem contra a equipa serei implacável. Não pensem que permitirei que o Clube entre em auto gestão ou em roda livre. Até ao último momento assumirei a minha responsabilidade mas também a minha autoridade. Esta magoa não dá o direito a mais nada do que tristeza e quanto muito a me apontarem o dedo. Qualquer coisa fora disto terá de mim uma resposta absolutamente firme e punitiva.

Não esfreguem as mãos aqueles ditos sportinguistas que esperam a cada deslize para como ratos atras de teclados, cartazes, tarjas ou entrevistas atacarem o Clube ou os nossos profissionais. Não terão sucesso nem sossego da minha parte!

Aos ataques externos reagirei da forma que sempre fiz denunciando cada pressão, ameaça, jogo da mala e tentativa de manipulação ou desestabilizacao.

E que os nossos rivais e inimigos tenham a consciência que este Clube é uno e indivisível. Somos o Clube de Portugal e por isso estamos habituados a enfrentar o Cabo das Tormentas e havemos de o ultrapassar com grande sucesso para gáudio de todos aqueles que merecem ser felizes, e esses somos nós os sportinguistas!

É tempo de mostrar a fibra dos que foram feitos para ser campeões, dentro e fora das 4 linhas!

Se ontem falava que nos seriam colocadas pedras no nosso caminho agora serão pedregulhos e muros de betão! E isso nada me assusta se caminharmos todos lado a lado como até agora.

A vida ensinamos que quando menos esperamos existe uma força dentro de cada um de nós, que nos faz superar mesmo quando achamos que nada mais há a fazer.

Acabo esta parte da minha intervenção reforçando que se caminharmos todos juntos este ano teremos o prémio de todo o nosso Esforço, Dedicação, Devoção com a Glória da nossa grande paixão: o nosso Sporting Clube de Portugal!

Quanto aquilo que hoje aqui nos trás, as contas.

Alguns esclarecimentos importantes relativos às contas na SAD que sabemos ter sempre reflexo nas nossas mentes.

A nossa fortíssima aposta na formação tem um peso negativo nos activos que têm e devem perceber. Os jogadores formados no clube não têm valor no mesmo. Como explicar esta regra? Não existe explicação…. Rui, William, Adrien, Gelson, Matheus, Esgaio, Semedo e tantos outros não têm valor contabilistico tornando o activo muito, mas mesmo muito menor do que a realidade.Assim os capitais próprios dos clubes formadores como o nosso, e com muito orgulho, são sempre fortemente afectados o que demonstra o total disparate em que mesmo nestas questões vive o futebol.

Cada um de vocês faça na sua cabeça a soma do real valor em euros de apenas estes jogadores que enumerei e vejam o valor que falta no nosso activo e logo nos nossos capitais próprios!

E os jogos na época passada que não nos permitiram a entrada na Liga dos Campeões? Alguém se lembra dos erros grosseiros que foram de pênaltis a golos marcados com a mão? Só aí estamos a falar de uma falha de receitas directas e indirectas que deveriam ter entrado nos nossos cofres de cerca de 20 milhões!

E o famoso caso Doyen. Neste momento temos o apoio oficial da UEFA e a proibição por parte da FIFA . Ninguém no mundo do futebol tem dúvida da nossa razão mas a justiça é cega e por isso temos nas nossas contas, infelizmente, uma provisão de cerca de 15 milhões para a possibilidade de perdermos o recurso.

E só em dois erros grosseiros do futebol e uma regra contabilistica que prejudica quem aposta na formação vejam a diferença que seriam as contas que apresentamos na SAD.

Mas nem vamos por aí.

Aquilo que vos posso adiantar é que ao dia de hoje com as vendas de Joao Mário e Slimani e a prestação na Liga dos Campeões os nossos resultados são extremamente positivos e para além disso que seremos, neste momento, o único dos 3 grandes a cumprir o famoso artigo 35.

E se as vendas não tivessem sido feitas continuaríamos a ser o Clube dos 3 grandes com menor passivo e estaríamos os 3 em incumprimento do artigo 35.

Não vale a pena se encomendarem artigos para jornais para esconder incompetência a querer assustar os sportinguistas com a situação financeira do Sporting porque assim como encomendaram vários sermões que o pavilhão não estava pago nem seria construído e já está mais do que provado que é falso, também das contas já jornais de referencia como o Expresso vieram demonstrar o que dizemos deste que tomei posse. Os nossos rivais estão obcecados com o nosso comportamento exemplar financeiro versus o seu que se degrada a cada dia e pensam que mentindo sobre os outros vão podendo esconder a sua real situação. E atenção às dívidas que estão no dito banco mau… não me parece terem entrado nas contas que o expresso fez na excelente tentativa de apresentar as contas consolidadas do Benfica visto que este se recusa a fazer.

Foi nossa estratégia não forçar a venda de jogadores antes de Junho, facto que podíamos ter feito só para ter uma contas bonitas, pois preferimos ter esperado a altura certa para fazer as duas maiores vendas de sempre do Clube e a maior venda de sempre do futebol português de um atleta português!

Assim este resultado negativo, para além dos 3 factos descritos anteriormente, demonstra uma realidade que enferma de apenas algumas semanas para se apresentar totalmente distinto. E isso foi por nós assumido internamente como facto que aceitaríamos por forma a fazer as vendas pelo valor certo e no momento que achámos melhor, até porque os atletas que referimos foram importantes nos primeiros jogos já desta época. E que fique claro que este resultado em nada prejudica o cumprimento do Fair Play financeiro da UEFA nem da reestruturação efectuada com os nossos credores.

Neste momento esta direcção tem 4 das 10 maiores vendas de sempre do Sporting Clube de Portugal. Estamos perto dos 150 mil associados! Mais 30 mil e saltamos do actual 5 lugar para o 3 lugar dos clubes com mais associados do Mundo. Relembro que foi nesta direcção que entrámos pela primeira vez no Top 10 e já vamos em 5!

Mas este não é apenas um motivo de felicidade, é um alerta pois temos de manter este ritmo! Relembro que a verba total das quotas vão para as modalidades e elas merecem o nosso apoio total! Relembro os magníficos resultados que estão a ter e peço a todos os sportinguistas para darem esse importante passo: tornarem se sócios ou voltarem a ser. E agora está a distância de um clique no teclado em www.socionumminuto.pt e www.regressonumminuto.pt ou da compra do cartão pré pago em qualquer loja Fnac por todo o país podendo mesmo ser oferecido a todos os membros da família e amigos.

Os apoios financeiros para as modalidades são cada vez menores. Não cobrem 1/10 do actual investimento. Eles só podem contar com vocês, os sportinguistas!

Para finalizar o que espero desta AG de hoje.

Apesar de estarmos na AG do Clube, a performance do futebol e tem muita influência nos votos aqui, mesmo que nada tenha a ver uma coisa com a outra.

Assim votarem favoravelmente este orçamento também será indirectamente, mas muito importante, um voto claro a favor desta política de valorização máxima dos activos do Clube (pois temos a maioria da SAD) com vendas pelo valor real dos mesmos e nos tempos certos e não apenas para tornar as contas atrativas. E de retoma de passes de jogadores, pois foi algo que voltou a suceder e que não me parece ter sido dado o relevo devido pelos sportinguistas. É isto que hoje também se decide nesta votação do orçamento. Se deve a direcção / administração da SAD seguir uma política de valorização de activos e desportiva ou viver obcecada por números bonitos mesmo que não tão bonitos cumpram os seus deveres e defendam melhor os seus interesses! Na AG da SAD o sentimento foi claro: unanimemente um sim pela política seguida!

No Clube mantivemos um rumo positivo das contas mas que não deve fazer menosprezar a necessidade de crescermos os 35 mil associados que falámos na última AG visto que o investimento realizado nas modalidades nesta época, com os resultados de performance desportiva que todos temos vindo a assistir, assim o exige e merece!

É nestes momentos de tristeza que devemos ter o discernimento e força para tomarmos as decisões certas e não por impulso.

É por isso que acho que esta AG veio numa altura boa! Numa altura para fazermos o tira teimas se somos o Grande Sporting Clube de Portugal ou ainda aquele Sporting complexado, que se deixa abater, bipolar e sem personalidade de campeão!

Vamos por isso hoje deixar claro e de forma inequívoca ao Mundo que estamos de volta, que recuperámos o nosso ADN e que, mesmo em lágrimas, estamos na linha da frente nesta “guerra” que queremos e vamos vencer! Que nós somos da raça que nunca se vergará! Que voltámos a ser, e não o deixaremos mais de ser, o Grande, Único e Inigualável Sporting, o Clube de Portugal!

Vivam os sportinguistas, viva o nosso amor, o Grande Sporting Clube de Portugal!”

Bruno de Carvalho