gabriel-alvesÉ um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal – Borussia Dortmund
19h45
Estádio José Alvalade

Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Dia cinzento, temperatura amena, relvado em óptimas condições e bancadas onde os únicos lugares vagos são os impostos pelas medidas de segurança. Antes do apito inicial, O Mundo Sabe Que vs You’ll Never Walk Alone, assim que o árbitro apitar a vocação ofensiva do nosso Sporting vs a vontade de atacar dos alemães. É uma daquelas noites que vale a pena viver, é uma daquelas noites em que se fica sem voz depois de tanto lutar ao lado da equipa pela conquista da vitória!

A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Aquela que só não é a melhor equipa da Alemanha porque existe o Bayern Munique, chega a Alvalade como quinto classificado da Bundesliga, a quatro pontos da liderança, muito por culpa dos últimos dois jogos, onde perdeu fora com o Leverkusen (2-0) e empatou em casa com o Herta (1-1). Isto depois de um arranque de época onde as goleadas eram umas a seguir às outras e os amarelos de Dortmund pareciam um verdadeiro rolo compressor. O que aconteceu? Lesões. Várias lesões: Subotic, Rapahel Guerreiro, Marcel Schmelzer, Erik Durm, Bender, Schürrle, Gonzalo Castro, Marco Reus e Adrián Ramos estão o estaleiro, Piszczek e Sokratis ainda estão em dúvida.
Não se pense, no entanto, que este Dortmund é uma cerveja com pouco álcool e no provável 4-1-4-1, há um Pulisic e um Dembélé a lançarem o pânico pelas laterais e há um Götze a espalhar perfume e a alimentar as diabruras de Aubameyang na frente de ataque.

Este homem é um Mister!
Qualquer semelhança entre Thomas Tuchel e um alta patente da Gestapo pode não ser coincidência. Menos ainda, se aquele ar vos fizer lembrar uma governanta alemã daquelas governantas alemãs que existiam nos filmes vistos por quem cresceu nos anos 80. Tudo isto para dizer-vos que gosto tanto dele como do Lito Vidigal, com a diferença que este Bockwurst ganha muito mais vezes e, tire-se-lhe o chapéu, conseguiu dar a volta ao complicado desafio de substituir Klopp no comando do Dortmund.

Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
O avançado gabonês Aubameyang não brinca em serviço em em 8 jogos leva 8 golos marcados. O pensador do jogo atacante é Mario Götze, muitas vezes ajudado pelo japonês Kagawa, e depois há o Gelson Martins lá do burgo, um francês chamado Dembélé que andou nas bocas do mundo com o que fazia ao serviço do Rennes. O trinco Juian Weigl é o tampão da equipa.

A vantagem de ter duas pernas!
Na ausência de Raphael Guerreiro, o treinador alemão deverá ter que adaptar o jovem Felix Passlack ao lado esquerdo da defesa, porta na qual Gelson Martins procurará deixar a sua marca. O central Bartra vem com “made in Barcelona”, mas está longe de convencer.

E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Jorge, este é jogo para a seguinte apreciação dos media: se ganharmos não fizemos mais do que a nossa obrigação porque o Dortmund está desfalcado; se perdermos será incrível porque o Dortmund está desfalcado e até o Legia lhes ganhava! Bem, mas falando de coisas importantes, este é um jogo fundamental para definir o que vai ser o nosso futuro na Champions, pois em caso de vitória praticamente garantimos o terceiro lugar e a Liga Europa e ficamos bem posicionados para poder atingir os 8vos (e em caso de derrota não é drama algum, nomeadamente no que toca à Liga Europa).
Parece-me que o incontornável é não embarcarmos na teoria de que os gajos estão desfalcados e que isto está ganho. Aliás, na conferência de imprensa soubeste deixar bem claro que isso será um disparate e é caricato como tanta gente ignora que vamos a jogo sem um dos motores da equipa e, provavelmente, sem um dos pilares da defesa. Mas independentemente de quem joga ou de quem não joga, acredito que vamos ganhar e que vamos saber explorar as debilidades do adversário, nomeadamente pelo lado esquerdo da defesa e na zona do miolo onde se o treinador dos gajos deixar o Weigl sozinho podemos ganhar superioridade. Depois, depois é estarmos atentos a todos os pormenores e concentrados ao máximo, tipo o que fizemos em Madrid, estás a ver, mas sem bloqueios mentais nos últimos minutos.
The Champiooooooooooooooooooooooooooooons! The SPOOOOOOOOOOORTING!!!

Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal – Borussia Dortmund 1