Os nossos juvenis, que tão bem jogam com aquele maldito escudo de campeão nacional, fecharam esta Série C da forma como começaram. A golear. Ao longo desta primeira fase foram 11 jogos, todos eles terminados com vitória para os verdes e brancos. Foram 57 golos marcados e apenas 5 golos sofridos. Números simplesmente incríveis que espelham bem a falta de oposição que os nossos pequenos jogadores encontraram.

Frente ao União de Leiria, mais uma vitória expressiva (6-1) que ganha ainda mais dimensão se tivermos em conta que foram segundos na nossa série (algum azar para o Sacavenense à mistura). As estrelas, como não poderiam deixar de ser, foram Diogo Brás (hat-trick), Bernardo Sousa (um golo) e Tiago Rodrigues (bis).
De todos os craques que temos vindo a falar ao longo destas semanas, que pela tenra idade ainda nos impedem de fazer grandes observações para o futuro, existem dois nomes que brilharam mais alto ao longo destas 11 jornadas.

Bernardo Sousa é, neste momento, o melhor jogador na sua posição no escalão que ocupa e possivelmente o melhor pé esquerdo com a sua idade. Um médio ofensivo que já espelha uma intensidade incrível, capacidade nas bolas paradas e uma visão de jogo que lhe permite colocar a redondinha onde quiser, com precisão.
A fazer parelha com o craque está Diogo Brás. Temos falado sobre ele variadas vezes, até porque despontou a temporada passada já neste escalão. Um extremo com uma bela capacidade de finalização, velocidade e técnica aprumada. Os dois são responsáveis por um autêntico show dentro das quatro linhas mas, apesar de serem os destaques maiores, contam com uma geração fantástica como equipa, que em 2014/15 conquistou o título de Infantis.

cxjuaqcwiaax2sl

Também os nossos infantis fecharam esta fase com mais uma goleada de 7-0 sobre o Borbense. Francisco Lima, Tiago Tomás (bis), Miguel Ventura, Gelson Fernandes, João Rodrigues e um auto-golo foram suficientes para, também aqui, confirmar a superioridade dos leõezinhos.

Os rumores são verdade. Os miúdos parecem jogar de olhos fechados uns com os outros, com uma excelente capacidade de circulação que permite que as individualidades apareçam. Ao longo de 11 jornadas foram 53 golos marcados e apenas dois sofridos e um primeiro lugar incontestável. No segundo posto deixámos o Benfica, apenas a três pontos, o que prova que os derbies serão mesmo o peso decisivo na balança.

Os dois sorteios da fase Intermédia estão agendados para as 15h00 de dia 18 de Novembro, mas já só queremos parar no apuramento de campeão.

Como notas finais, referir que Pedro Empis, Pedro Delgado e Pedro Silva (sim, o Peixe só gosta dos nossos Pedros) estiveram ao serviço da selecção sub-20. Já tive oportunidade de referir o quão estranhas são as contas de Peixe e espero que rapidamente tanto Edu Pinheiro, Ronaldo Tavares, Guilherme Ramos e Bubacar mostrem o futebol que sabem, para que possamos perceber se entram nestas contas.

Já Abdu Conté, Bruno Paz, Gonçalo Vieira, Luís Maximiano, Pedro Marques e Rafael Leão foram chamados por Hélio Sousa aos sub-19. Um selecção tão forte que se dá ao luxo de não contar com Rui Pedro (FC Porto) apenas e só uma das maiores promessas do futebol português.

Nos sub-21, Rui Jorge convocou Domingos Duarte, Rúben Semedo, Tobias Figueiredo, Francisco Geraldes, Daniel Podence, Iuri Medeiros e Carlos Mané. Todos ainda ligados ao Sporting e quase todos, se tudo correr bem, o futuro imediato do nosso clube.

Mesmo para finalizar, a boa notícia que se esperava há uns meses. Tudo indica que Matheus Pereira escolheu representar Portugal e que o processo poderá até ser acelerado para ainda disputar o Europeu sub-21 este ano. Uma grande notícia para o Sporting, que vai formar mais um craque para a equipa das quinas, para o jogador, que aqui cresceu e certamente terá mais oportunidades e principalmente para a selecção portuguesa. Matheus é um talento raro que juntamente com Gelson marcará esta geração de Alcochete. Jorge Jesus, só falta que tu vejas o que todos já vimos.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)