cx4bzedwqaawxxqDesilusão, alguma incompetência frente à baliza, mas mais que tudo uma certa injustiça por um resultado que não espelha, de todo, aquilo que se passou no campo.

Os pequenos leões, que se mantinham como uma das poucas equipas da Youth League sem derrotas, sofreram ontem o maior dos desaires ao perder por 3-1 contra os pupilos da chamada “Fabrica”.

Como dissemos desde o primeiro dia, os merengues seriam sempre os nossos principais adversários num grupo que, pelos nomes presentes, faz soar os alarmes de todos os que gostam de acompanhar o futebol de formação.

Daniel Bragança, bravo e fantástico capitão, marca um golo e tem, pelo menos, mais duas oportunidades claríssimas de concretizar. Mas o resultado de 2-0 construído pelo Real tornar-se-ia o nosso maior inimigo. Depois de se encontrar numa vantagem confortável, os blancos exploraram sempre o efeito contra-ataque, que se tornaria letal numa altura em que o Sporting tentava empatar o jogo e viria a sofrer o fatídico 3-1.

O nosso onze (composto por Pedro Silva; Thierry Correia, Tiago Djaló, Abdu Conté e Pedro Empis; Bubacar Djaló e Daniel Bragança; Rafael Leão, Pedro Ferreira, Miguel Luís e Pedro Marques) espelha bem a quantidade de soluções, ainda em idade de junior, presentes na Academia de Alcochete.

Pedro Empis e Bubacar Djaló, habituais presenças na equipa B, são apenas mais opções disponíveis para os encontros que se seguirão nesta competição.

O Légia acaba por nos fazer um enorme favor, de empatar com o Dortmund, e assim sendo o Sporting depende apenas de si mesmo para conseguir passar à fase seguinte. A vitória carimba a passagem, na última jornada, mas poderá nem ser necessária caso os alemães falhem em Madrid.

Depois disto, a concretizar-se, a equipa tem todo o direito de sonhar. Temos equipa e soluções para nos batermos com qualquer outro clube, numa prova que tem tido quase sempre vencedores inesperados. Barcelona, Real Madrid, Benfica, FC Porto, Sporting, Juventus, Ajax e Bayern serão talvez as equipas mais apetecíveis e que prometem bons jogos.

Apenas como sugestão: o Barcelona todas as semanas faz uma selecção dos melhores golos da La Masia, que são quase sempre incríveis. O Sporting, clube formador por natureza, deveria esforçar-se por ter iniciativas semelhantes.

Nos outros escalões, os Juvenis arrancam a segunda fase contra o Oeiras no dia 26 de Novembro, e terão de ultrapassar o Belenenses, Setúbal, Sacavenense, Benfica, Real, União de Leiria e Oeiras para estarem presentes no apuramento de campeão. Passam os dois primeiros e o terceiro melhor posto das séries Norte e Sul, pelo que não deveremos ter dificuldades em ultrapassar mais este obstáculo.

De referir que, tal como nós, os juvenis do Benfica passaram a primeira fase com 11 vitórias, ainda que com uma diferença de golos menos avassaladora que os nossos (temos mais 26 golos marcados e menos um sofrido).

Já os nossos Iniciados terão de ultrapassar o Benfica, Barreirense, Sacavenense, Silves, Portimonense, Setúbal e Belenenses para continuar em frente. Aqui a concorrência é mais apertada e este escalão tem sido inteiramente dominado por Sporting e Benfica (equipa que já vencemos esta temporada). O primeiro jogo está marcado para o dia 27 de Novembro, contra o Silves.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)

 

Se ainda não votaste no novo toldo da Tasca, clica aqui.
E se ainda não confirmaste a tua presença no almoço de Natal, clica aqui.