Na passada quinta-feira, dia 1 de dezembro, o Sporting levou de vencida a formação do Pinheirense em Gondomar, por 3-2, com golos de Cary, Cavinato e Fortino.

Na ressaca dos três jogos para a UEFA Futsal Cup, a equipa leonina sentiu bastantes dificuldades para levar de vencida a formação de Futebol Clube Unidos Pinheirense. Num misto de desgaste físico e psicológico provocado pela tripla jornada europeia, os homens de Nuno Dias não se mostraram tão concentrados como habitual e não conseguiram ter a mesma dinâmica de jogo, acabando por complicar um pouco a conquista da vitória. Num jogo em que a equipa não se mostrou ao seu melhor nível salvou-se o essencial, com a conquista de mais três pontos.

No sábado, dia 3 de dezembro, foi dia de derby. O Sporting recebia o carnide no Pavilhão do Entroncamento (se alguém souber que me explique porquê) e em terra de fenómenos, teria de haver algum acontecimento surpreendente. Foi o estado do piso a marcar este derby, num dia de autêntico dilúvio em todo o país: a cobertura do pavilhão não resistiu à intempérie, e o terreno de jogo precisava de ser limpo com regularidade, o que obrigou a paragens constantes que condicionaram o ritmo de jogo e provocou também algumas quedas aparatosas de vários jogadores que apenas por mera sorte não provocaram nenhuma lesão mais grave.

futsaldeo

Num jogo com mais intensidade do que qualidade, como já vem sendo hábito dos últimos derbys de futsal entre as duas equipas, foi o Sporting a entrar melhor no jogo, pressionando alto o adversário e acelerando o ritmo de jogo. No decorrer da primeira parte a equipa visitante foi equilibrando a partida e repartindo oportunidades de golo, mas o nulo não se alterou até meio do jogo.

A segunda metade apresentou novamente um Sporting melhor que o seu adversário, mas depois de mais uma paragem para limpeza do pavimento molhado e numa desatenção que provocou uma falha de marcação a equipa visitante acabou por chegar ao golo, contra a corrente do jogo. Os homens de Nuno Dias reagiram bem ao golo sofrido e deram a cambalhota ao marcador primeiro por intermédio de Diogo numa boa combinação com Caio Japa e depois por Fortino, assistido ao segundo poste por Merlim. Mas como sabemos o futsal é jogado até ao último segundo e apenas a 2 minutos do fim e quando os leões já pensavam que tinham a vitória na mão, acabaram por permitir o empate.

Continua a parecer-me que o Sporting não encara estes derbys com a confiança desejada. Aceita-se que o Sporting deva respeitar todos os seus adversários, como o tem sabido fazer ao longo de toda a época, mas estes jogos mostram-nos que a equipa continua a ter dificuldades em lidar com a pressão de jogar contra o seu principal adversário em Portugal, mesmo que a diferença de qualidade apresentada nos restantes jogos indique que os homens de Alvalade são sobejamente superiores ao adversário. Por seu lado e apesar de constatar que o rival tem jogadores de grande categoria, considero que conseguem galvanizar-se nestes encontros, jogando sempre ao seu melhor nível.

O Sporting perde assim os seus primeiros pontos no campeonato mas mantém a liderança isolada, mesmo com um jogo a menos disputado.

*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal