Jornada 14 da Premier League em que dos 6 primeiros apenas as equipas londrinas conquistaram os 3 pontos e permitiu ao Arsenal dar um salto na tabela e com 31 pontos está no segundo lugar, na perseguição ao líder Chelsea, que tem 34 pontos!

chelsea-640x400O Chelsea foi a primeira equipa a entrar em ação e mesmo no terreno do Manchester City alcançou a 8ª vitória consecutiva na Liga! Os “citizens” até estiveram bem e inauguraram o marcador graças a um autogolo de Cahill mas depois foram desperdiçando até que o Chelsea deu a volta com Diego Costa, Willian e Hazard a consumarem a reviravolta num grande jogo de Diego Costa. Tempos de “conte”ntamento para os lado de Stanford Bridge depois de um ano atípico. Já Guardiola além dos 3 pontos perdeu Aguero por 4 jogos e também Fernandinho.

Em Londres mais um dos imenso derbies na capital desta vez opôs o West Ham ao Arsenal e os gunners golearam os hammers por 5-1! Se pudesse escolher um jogador da Premier League para jogar no Sporting seria entre Aléxis e Payet (talvez Aguero…) dois jogadores do melhor que há no mundo e que não desiludiram no derby: o chileno marcou 3 golos e fez uma assistência. O francês além dos habituais desequilíbrios esteve na origem do único golo da equipa da casa na conversão de um livre direto tão perfeito que foi à trave, sendo que na recarga Carrol marcou, e neste momento, é o grande responsável do West Ham não estar nos lugares de descida. Veremos se para o ano ainda ouviremos o “I’m forever blowing bubbles” nos jogos da Premier League…Espero que sim.

Nos outros jogos de sábado, e ainda em Londres, o Tottenham recebeu e venceu o Swansea por 5-0 com bis de Eriksen e também de Kane e um golo de Son; o WBA continua a sua campanha surpreendente (7º lugar) e venceu o Watford 3-1; o Stoke também triunfou, 2-0 frente ao Burnley; o Southampton foi goleado na casa do Crystal Palace por 3-0 com Cédric a titular e num jogo para esquecer de Forster; e o Leicester, com Slimani a titular, continua a fazer história…pela negativa: pior arranque de sempre de um campeão em título com mais jogos que pontos. Derrota 2-1 com o Sunderland, o inevitável Defoe voltou a marcar, e Ranieri já mostra sinais de desespero e desalento: «Estamos a fazer observações diárias. Procuramos em todo o lado, porque precisamos realmente de alguns reforços».

Quem também continua em crise é o Manchester United que arranja sempre uma forma de não vencer… a tarefa não era fácil com uma deslocação ao terreno do Everton, mas Zlatan abriu o ativo com mas um bom golo (chapéu), DeGea segurava a vantagem, os reds tiveram uma bola no poste e depois só deu Everton que chegaria ao golo fruto de um penalty cometido por Fellaini. Nota para mais uma exibição desinspirada do arménio Mkhitaryan (com Mata no banco!) e para uma entrada duríssima de Rojo.

Pior fez o Liverpool que perdeu na deslocação ao terreno do Bournenouth por 4-3 num daqueles jogos típicos da Premiere e que mostra que os jogos só estão ganhos quando o árbitro apita… os reds tinham uma vantagem de 3-1, por milimetros Milner não marca de canto direto e depois o Bournemouth opera a reviravolta e deixa a turma de Klopp a 4 pontos da liderança. Falta jogar o Middlesbrough vs Hull City.

“Tens de ver isto”: Leicester vs Manchester City (sábado às 17:30); Manchester United vs Tottenham (domingo às 14:15)

 

*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta