Comecemos como começamos sempre, pelos nossos meninos menos meninos de todos. Em semana de confrontos com o Setúbal (bolas, apanhamos os homens em tudo) os nossos sub-19 foram até ao Sado fazer aquilo que fazem melhor: vencer.

Jovane Cabral, o miúdo de quem tínhamos saudades e que tanto nos encantou há cerca de um ano, parece estar a confrontar-se com as dificuldades do futebol profissional. O seu estilo Gelson fez dele o melhor jogador nacional da primeira fase, o ano passado, mas uma maldita e complicada lesão parece terem emperrado aquele fantástico talento. O resultado são apenas 255 minutos somados nos B e 45 na equipa de Juniores. A boa notícia? Marcou o primeiro dos golos. Esperamos todos que lá para Fevereiro Jovane regresse à sua melhor forma, porque é um dos extremos mais promissores da nossa Academia. Pedro Marques também molhou a sopa e são já 13 golos em 11 jogos pelos sub-19. As contas foram fechadas por Bruno Paz, que já soma este ano 1371 minutos em competição e parece estar a ganhar a Pedro Empis no concurso privado “eu jogo mais pelo Sporting que tu”. O Pedro soma 1274 minutos esta temporada.

Os Juvenis jogarão no dia 11 de Dezembro, frente ao Real Massamá, motivo pelo qual Diogo Brás foi chamado à equipa de Juniores. Também Elves Baldé, de sete nas costas, actuou os 90 minutos de jogo.

Já os Iniciados deram o espéctaculo da semana, ao vencer por 6-0 também o Vitória de Setúbal, mas na Academia. Os golos foram marcados por Bruno Tavares, Rodrigo Rego, seguindo-se um hat-trick de Tiago Tomás e, já na segunda parte, um golo de Leandro Gonçalves fechou as contas.
Não há muito mais a dizer sobre esta equipa para além de que vale a pena acordar cedo e com uma ligeira ressaca, só para os ver trocar a bola. A forma como jogam entre-linhas, o jogo interior, o talento individual perfeitamente enquadrado com o colectivo, um sentido de equipa invejável e a sensação de que entre quem entrar, sabe o que está a fazer. É um colectivo muito forte e vê-se que estão a jogar com confiança. Este é, aliás, o escalão onde somamos mais títulos nacionais (26 troféus) e de momento a equipa mais “brilhante” da nossa formação.

imagePor fim, deixo a dúvida sul-africana. Este Verão, o Sporting envolveu-se numa luta com o Benfica para garantir o melhor sul-africano da actualidade (como diria Paulo Futre). Pois ganharam os leões e Liam Jordan, jovem em quem a Nação de Mandela colocaria o peso do mundo se gostassem de futebol, chegou a Lisboa cheio de sonhos. Até ao momento soma apenas 31 minutos, jogados em Outubro, pelos sub-19.
Para quem joga FM, aconselho a que subam à equipa principal, porque é um craque. Para quem gosta da vida real: estará Jordan a adaptar-se à realidade europeia? Será que sente dificuldades a nível físicos, ou tácticos? Não será uma boa opção para número 2 de Pedro Marques? Está vivo?

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)