O Sporting viu rejeitada pelo comité executivo da UEFA a sua proposta para organização da final-four da UEFA Futsal Cup, pretendendo ser novamente o anfitrião da fase final da maior competição de futsal da UEFA.

Desta feita e ao contrário das anteriores candidaturas apresentadas pela comitiva leonina o palco escolhido não seria o pavilhão MEO Arena, por se encontrar indisponível nas datas em que a competição se iria realizar. Pensou-se então, em ano de inauguração do tão esperado Pavilhão João Rocha, a nova casa das modalidades do Sporting, em trazer este evento internacional, que com certeza iria começar a preencher o seu historial de grandes eventos.

Quando o Sporting enviou esta candidatura para a UEFA sabia de antemão que não cumpria um dos requisitos mínimos, referente à lotação mínima que o recinto deveria conter e que estava fixado nos 5.000 espetadores. Como tal, os responsáveis do nosso clube consultaram primeiro a UEFA antes de enviar a candidatura, para garantir que a mesma poderia ser considerada apesar desta contrariedade.
A outra candidatura apresentada vinha dos czares do Kairat Almaty. A proposta apresentada sugeria a realização da competição num novíssimo recinto do Almaty Arena, concluído em setembro deste ano e com capacidade para 12.000 pessoas.

Penso que a candidatura do Sporting foi pensada com mais romantismo do que com cabeça. Para todos nós Sportinguistas adoraríamos poder ver em ano de estreia do João Rocha a UEFA Futsal CUP, mas obviamente que a decisão da UEFA tornou-se bastante facilitada ao comparar a proposta do Kairat com a nossa. Tendo em conta que o recinto apresentado por nós não cumpria sequer os requisitos mínimos e o Almaty Arena é um excelente e inovador recinto, com uma capacidade até acima do MEO Arena (10.500 espetadores). Ainda de salientar que o Sporting organizou mais recentemente uma final-four (2015), enquanto que o Kairat tinha sido anfitrião da prova em 2011.

Outro dos trunfos referidos pelo diretor do Sporting para o futsal, Miguel Albuquerque, sugeria que com a competição a acontecer em Lisboa teria lotação esgotada, enquanto que a realizar-se no Cazaquistão não iria ter muito público presente: “No João Rocha três mil lugares não chegam e em Almaty duvido que ponham mais de 2 mil pessoas”. Estas declarações caem em saco roto depois das assistências contabilizadas no Almaty Arena para a ronda de elite da Taça UEFA Futsal, em que foi contabilizada uma assistência total de 15.500 pessoas e um recorde de assistência nesta fase da competição de 6.500 espetadores no jogo que confrontou os locais ao Real Rieti, igualando a quinta maior assistência de sempre na história da prova, e superada apenas por quatro finais.

Apesar da proposta apresentada pelos dirigentes leoninos não ter sido a mais consistente, e lamentando o fato do pavilhão Meo Arena não se encontrar disponível nas datas pretendidas, saúda-se a vontade ainda assim de tentar proporcionar aos adeptos leoninos um evento que estaria com certeza à altura da grandiosidade do nosso clube.

japagolo

*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal