Numa semana difícil para o sportinguismo depois de uma eliminação precoce da Europa e de um afastamento do primeiro lugar, é dificil encontrar pequenos pontinhos de luz que nos animem até ao próximo jogo (a única coisa que precisamos para esquecer estes desaires).

Hoje poderia mais uma vez relatar os resultados expressivos e importantes dos nossos escalões jovens, mas não me poderei limitar a fazer isso. Porque esta semana, os miúdos foram o exemplo de esforço, dedicação e devoção.

As redes sociais têm vários problemas associados a um jovem jogador de futebol. A exposição precoce, o lidar com a critica fácil e ignorante que paira pela Internet, o facto de qualquer opinião mais polémica que possam ter, ser replicada, exagerada e espalhada por todos os cantos de Portugal, o facto de lidarem com a fama desde muito muito novos. Mas, felizmente, as redes sociais esta semana trouxeram apenas palavras de conforto, sportinguismo e a segurança de que estamos a criar uma geração de homens-leões, dispostos a vingar com a listada e a lutar pelo seu sonho.

czgzc-mxcaamhsm

Diogo Brás, craque dos nossos juvenis, dizia isto: “Vocês não sabem o que é ser Sporting. Isto vai muito além de títulos de resultados. Vem de dentro, é inexplicável.Infelizmente olham para nós como um alvo a abatar em qualquer lado, mas a nossa ambição é muito superior a essas questões. Sendo prejudicados ou não, ganhando ou perdendo, só dá mais força para dar a volta por cima. Somos a raça que nunca se vergará.”

O Diogo, para além de ser uma das maiores promessas da sua geração, mostra o compromisso e o sportinguismo que nem teve de nascer com ele, mas que ele aprendeu a amar. Mostra estar disposto a dar a vida em campo pelo ideal do seu clube, sem qualquer medo, apenas com desejo de inverter a situação. O Diogo foi a principal tendência no Twitter durante várias horas e inspirou adultos com o dobro da sua idade, porque tem em si a pureza do sentimento sportinguista.

Mas também Luis Maximiano, a quem chamam Max, fez derreter corações na tarde de ontem: “Parabéns ao 12º melhor do Mundo. Um orgulho para todos os que desejam um dia seguir os passos dos seus ídolos. Enorme!”
Escusado será dizer que o jovem que Jesus chamou para estágio na pré-temporada se referia a Rui Patrício. O seu ídolo e seu colega, que ele cresceu a ver jogar pelo nosso clube. Ele que comemora assim as vitórias dos nossos sub-19 (clica)

Futebolísticamente falando, o valor disto é praticamente nulo. Mas no dia em que estiverem para dar o salto, a diferença entre estagnarem e evoluírem enquanto homens e atletas, pode bem estar no compromisso e vontade de ver o Sporting ganhar. Uma lição que todos nós devemos aprender no que toca ao apoio ao nosso clube.

Numa outra perspectiva, mais dentro dos relvados e menos fora, Matheus Pereira merece ser olhado com outros olhos por parte da nossa equipa técnica. Capacidade de desequilibrar, jogo interior fantástico, visão de jogo, classe e golo. Tudo coisas que se precisam e muito na equipa principal (não me digam que nesta fase não faria melhor que os Ruizes). Mas também Pedro Marques vai gritando por uma oportunidade nas Taças. São 20 golos marcados apenas no primeiro terço da temporada. Se existem alguém que merece o prémio de se estrear pela equipa principal, é este menino sportinguista que encontrámos em Belém.

Resultados:
Juniores A – sub-19
Sporting 6 – 1 Loures (Bruno Paz, Pedro Marques (x2), Miguel Luís, Daniel Bragança, Douglas Aurélio)

Juniores B – Sub-17
Real 1 – 2 Sporting (Diogo Brás, Fati)

Juniores C – Sub-15
Barreirense 0-2 Sporting (Gonçalo Batalha, Bruno Tavares)

Naturalmente, mantemos o primeiro lugar em todos os escalões. Naturalmente.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)