He pá, encosta aí o camião, vamos carregar o entulho que está aqui prantado na Tasca, avisa aí a segurança da obra que andam para aí muitos gajos que não fazem parte da construção, ou andam aqui ao ferro ou ao carvão ou então são curiosos que se podem encostam às paredes e ainda as fazem cair.

– Oh Trolha trás aí o carro de mão para ajudar a limpar isto.
– Oh Bruto César car……., para rebocar a parede do lado direito não é preciso cagar a casa toda, esse novo servente o Oliveira que te ajude e não ande por essa lateral a espalhar tijolos . Também a parede esquerda precisa de ser passada à talocha, aquele gajo o Maravino anda para ali a correr de um lado para o outro e não consegue fazer um reboco direito, olha vê lá aí o teto no centro da casa que tem infiltrações .

– Pucha, patrão não posso estar em todo o lado né! É à direita é à esquerda já tou ficando meio zonzo. Todo mundo me chama e o mestre põe-me a trabalhar em todo o lado só falta tirar o lugar ao porteiro. Por falar nisso o Patrício, diz que está cansado, que os seguranças da porta central hoje não se entendem e que já entrou um clandestino e só não entraram mais porque ele estava com muita atenção e barrou-os.
– Oh Carvalho então o que é que se passa contigo andaste nos copos ou tiveste algum acidente com o teu carro novo? Então não viste que o semáforo já estava amarelo e ainda foste passar o vermelho? E tu ó Silva que raio de capataz és tu que não foste capaz de avisar o teu colega? Mais a mais quando vocês se dão tão bem.

– Oh Martins e tu que car…… andas para aí a correr feito maluco de um lado para o outro? Costumas servir massa tão rápido e tão bem lá no teu lado e hoje andas fora do teu lugar e não serves ninguém? O Zé Das Botas está todo fo……. ,diz que sem massa não pode cumprir objectivos.
– Porra patrão, o mestre disse-me para ajudar o Das Botas aqui no meio, mas não estou habituado a este lugar e aqui a colher parece que me quer fugir das mãos! Lá no meu andaime aquilo é sempre a aviar, para a direita, para a esquerda, sempre a meter a colher, aqui ando perdido! Tenho de pedir ao mestre para me mandar para lá outra vez.
– ouve lá oh Martins, quem é aquele gajo que anda ali meio perdido? Ele é pedreiro? Não o tenho visto muito por aqui!
– Quem, o Marco? Pedreiro né! Só se for na cabeça do mestre, dizem que trabalhou na quinta das gaivotas com o Mestre e que ele dizia que ainda vinha a ser um dos melhores pedreiros do mundo, mas aqui nem para trolha serve. Ou está sentado numa cadeirinha que tem sempre ao pé ou então anda aí a correr contra as paredes, parece que não funciona muito bem da tola, tem uma depressão ou lá o que é e o mestre diz que o pode curar. Não me parece! Com tantos trolhas tão bons que temos por aí à espera de lugar no obra. Muitos até já tiveram de emigrar, é uma pena.

– Espera que vem ali não é o Ricardo? Então mas ele hoje não está a trabalhar? Então Ricardo o que é que se passa, chegaste atrasado?
– Não senhor, o Mestre é que me disse para vir mais tarde, que tinha de experimentar uma nova tecnologia, uma geringonça qualquer e que eu não fazia falta, mas alguma coisa deve de ter corrido mal, porque ele chamou-me outra vez.

Olha vem ali o Mestre vou lhe perguntar o que é que se passa com a obra hoje.
-Atão não passa nada, esta obra é que não tem categoria para a gente. Tou é preocupado com a construção do prédio da ZON, e esta semana ainda temos que terminar uns pilares importantes.
– Pois oh mestre veja lá , porque perdermos assim uma obra destas, perdemos a oportunidade de poder construir na Europa. Eu sei que o mais importante é esse prédio cá em Portugal, mas o prestígio!!! E se em maio não tivermos terminado primeiro que a concorrência, os acionistas podem-nos por a andar, ou pelo menos começam a contestar!
– Não se preocupe que comigo as obras acabam sempre bem.

Porra, sete da manhã, nem a dormir, consigo deixar de pensar no Sporting, que raio de sonho este com pedreiros e trolhas e entulho , o que vale é que tudo isto é fruto da imaginação e qualquer semelhança com a realidade é apenas coincidência.

panoramicaestadio

ESCRITO POR Leorodri
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]