Para eles já é uma brincadeira. A sério é simplesmente absurdo o domínio avassalador dos nossos juniores na sua série, traduzida em 61 golos marcados e apenas 9 sofridos, para além dos 11 pontos de diferença para o segundo classificado, Benfica.  (Ah, aquele maldito empate que nos impediu de ter uma sequência de 17 vitórias consecutivas, mantendo-nos apenas nas 16 em 17 partidas)

Esta semana, nova goleada, desta vez ao Sacavenense, com golos de Rafael Leão, Miguel Luís, Pedro Marques e Daniel Bragança, numa demonstração de força categórica.

As boas notícias não ficam por aqui, no entanto. Tomás Silva, menino de 17 anos, somou 56 minutos. Ele que transitou dos juvenis e tem apenas 130 minutos somados, aproveitou a oportunidade para dizer “presente” ao seu treinador. O médio ofensivo está no Sporting desde os 9 anos e tem sido opção nos últimos dois jogos. E há uns tempos fez isto.

 

Pedro Ferreira, o nosso cabeludo de excelência, enfrenta uma paragem longa depois de ser operado devido a uma fratura de stress e representa a pior notícia dos últimos meses, na nossa Academia. Uma rápida recuperação ao homem que um dia comandará o nosso meio-campo.

Nos Juvenis nova vitória (já são 3 em 3 jogos) com um autêntico show de Diogo Brás. Faz a jogada do primeiro golo, marca o penalty do 2-0 e ainda tem tempo de finalizar com classe. Ele que não deixa de nos surpreender e mostra um talento fantástico semana após semana. O destaque da semana, para além do Diogo, vai para Babacar Fati, médio que fomos buscar ao CF Unidos e que se tem vindo a impor na equipa.  (para ver o resumo podem clicar aqui)

Os Iniciados regressam à competição no dia 23 de Dezembro, frente ao Belenenses, num jogo que se adivinha complicado mas que se espera que, no fim, a vitória fique no Estádio Aurélio Pereira.

Numa semana marcada pela clara contestação à política desportiva aplicada pelo Sporting esta temporada, existe sempre a estrelinha de Alcochete que nos vai enchendo de esperança para o futuro. Mas de nada nos serve a esperança se jogadores como Podence, Geraldes, Palhinha, Iuri Medeiros, Tobias, Domingos ou Matheus não tiverem a oportunidade de agradecer a formação que lhes foi dada com as nossas cores. De nada nos servirá ter todos os campeonatos de formação se, no fim, jogadores de talento inegável e com uma qualidade fora do normal sejam olhados com desconfiança tendo por base apenas a sua idade.

E o orgulho que sentimos homens como Rúben Semedo, William, Adrien, Rui Patrício, Gelson ou Esgaio não valerá de nada se não existirem outros que lhes possam seguir as pisadas constantemente. O Sporting tem revelado talentos todos os anos, desde que se estabilizou, que isso não seja hipotecado, porque foi isso que nos trouxe para a ribalta de novo.

Termino apenas com uma observação: experimentar Pedro Empis, a partir de agora, torna-se apenas mais uma pedra para construir o nosso futuro imediato. Estamos a 8 pontos, já cometemos todos os erros possíveis e o campeonato está praticamente hipotecado. Custará lançar um defesa esquerdo novo?

empis1

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)